Vhils salvou do abate o barco pesqueiro 'Leonardo'

Alexandre Farto voltou a Rabo de Peixe para o festival Walk & Talk, mas desta vez não intervém nas paredes.

Aqui nascem barcos. São feitos de madeira, segundo técnicas tradicionais. São enormes. São barcos que hão de ir para a pesca do atum, nos mares do Norte da Europa. Aqui, neste estaleiro, à beira do Atlântico, em Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, Açores, ao lado dos homens que fazem nascer os barcos, trabalham mais quatro homens que estão a dar uma nova vida a um barco velho. O Leonardo é um barco de pesca que tem mais de 40 anos e já pertenceu, diz-se, a quase todos os capitães de Rabo de Peixe. Tem dois buracos no casco e já não está em condições para navegar. Está, por isso, em ótimas condições para ser usado por Alexandre Farto (aka Vhils).

O artista colabora com o festival Walk & Talk desde a sua primeira edição, em 2011, primeiro com murais em Ponta Delgada e depois em Rabo de Peixe. As suas intervenções nas paredes do bairro dos pescadores começaram, como quase sempre, com as histórias das pessoas que ali moram, com conversas e fotografias. Com a dona Maria dos Anjos e o senhor Bonança, o senhor mais velho do bairro. E são essas fotografias que voltam a estar na origem desta nova peça.

"Há já uns anos que eu queria trabalhar num barco, achava que fazia todo o sentido aqui. Finalmente, conseguimos", conta Vhils. "O barco ia para abate, está muito danificado." A história de Leonardo torna-se ainda mais visível pelo método de trabalho de Alexandre Farto, que está a "escavacar" as várias camadas de pintura e a madeira para dar forma aos seus desenhos. Desde segunda-feira que os dias (e grande parte das noites) têm sido de muito trabalho para o artista e mais três colaboradores. De vez em quando, aparecem os miúdos do bairro a correr descalços pelas pedras, ou algum dos vizinhos a espreitar a obra. A oficina cheira a resina e a madeira, à tinta fresca dos barcos que ali estão a nascer.

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG