Quase 40 mil euros por 16 aguarelas de Hitler

A casa de leilões Weidler, em Nuremberga, Alemanha, vendeu hoje em leilão 16 das 29 aguarelas atribuídas ao ditador Adolf Hitler, pelas quais conseguiu cerca de 40 mil euros.
Publicado a
Atualizado a

A pintura vendida por um preço mais elevado foi "Vivenda de Dr. Bloch", que alcançou cerca de sete mil euros, seguida de uma panorâmica da cidade de Dresden, vendida por cerca de 5.500 euros, anunciou a leiloeira.

As 13 obras que ficaram sem comprador voltarão em breve a ser postas à venda.

As aguarelas, pintadas entre 1904 e 1933, de acordo com especialistas, incluem a imagem de um cervo na natureza, paisagens de montanha, várias casas românticas e representações de mercados.

A obra com um preço de base de licitação mais elevado era uma aguarela titulada "Bola Platz", que, de acordo com o catálogo do leilão, está avaliada em 25 mil euros.

Este leilão, à semelhança de outros de pinturas de Hitler, esteve rodeado de polémica na Alemanha, onde é possível vender-se obras do ditador desde que não tenham símbolos nazis.

Especialistas estimam que Hitler tenha criado entre duas e três mil obras de arte, entre desenhos, aguarelas e pinturas a óleo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt