Paula Rego: 540 mil euros por olhar sobre bastidores da tourada aquem das expetativas

Obra da pintora portuguesa fica aquém do esperado em leilão esta tarde em Londres

O martelo de Oliver Barker bateu ao fim de poucas licitações. O quadro A Madrinha do Toureiro da artista portuguesa Paula Rego não foi vendido por não atingir o valor mínimo estabelecido pelo vendedor. A disputa pelo lote 22 do leilão da Sotheby's de arte contemporânea foi rápida. Com uma base de licitação de 360 mil libras, o martelo soou às 420 mil libras. A leiloeira estimava que o quadro atingisse valores entre as 500 e as 700 mil libras. Apesar de ter recebido a licitação de meio milhão de euros, esta não atingiu o preço mínimo determinado pelo vendedor, um coleccionador norte-americano.

"Não foi vendida", confirmou uma porta-voz da Sotheby's à agência Lusa.

O quadro A Madrinha do Toureiro, acrílico em papel sobre tela, data de 1990-91. De acordo com a Sotheby's, é um exemplar importante da obra de Paula Rego. "Em The Bullfighter's Godmother, Rego pega na longa tradição da história de arte de retratos de toureiros, de Velázquez a Goya, Manet e Picasso", refere o texto de apresentação da obra no catálogo.

Neste leilão de Arte Contemporânea da leiloeira britânica, o quadro de Lucian Freud, Pregnant Girl atingiu os 16 milhões de libras (mais de 22 milhões de euros) num disputado despique. A licitação vencedora chegou pelo telefone. Com um valor estimado entre sete e dez milhões de libras, superou largamente as expectativas. O lote 17 era um dos momentos altos do leilão e não por acaso o quadro esteve ao lado do leiloeiro Oliver Barker ao longo de toda a sessão.

Um quadro de Alberto Burri, vendido por mais de nove milhões de libras, e um de Jean Michel Basquiat, vendido por mais de seis milhões de libras completam, com este trabalho de Lucian Freu, o pódio das obras que atingiram esta tarde valores mais elevados.

Autoretrato de Paula Rego vai à praça sexta feira

O interesse de coleccionadores nas obras da pintora portuguesa radicada em Londres tem sido notório. Em 2015 The Cadet and his Sister, que tinha uma estimativa inicial situada entre 600 mil e 800 mil libras (846 mil euros e 1,130 milhões de euros), acabou por ser arrematado por valor recorde de 1.145.000 (1.614.795 euros).

Amanhã outra obra de Paula Rego será leiloada pela Sotheby's: Untitled (Girl Shaving a Dog) [Sem título (Rapariga a fazer a barbear um cão)], um acrílico sobre papel, com uma estimativa base de 60 mil a 80 mil libras (83 mil a 110 mil euros).

Na sexta-feira é a vez da Christie's leiloar um auto retrato da artista. Trata-se de Border Patrol: Self-portrait with Lila, Reflection and Ana, de 2004. Tem o valor de licitação estimado entre 260 mil a 325 mil euros e está incluído num grande leilão de arte contemporânea que inclui obras de Francis Bacon, David Hockney, Gerhard Richter e Jean Dubuffet. Este quadro esteve exposto em Serralves em 2004.

(Notícia alterada às 20.37 com a nota de que o quadro de Paula Rego não foi vendido)

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG