O Renascido triunfa nos BAFTA
A cerimónia anual dos prémios de cinema da Academia Britânica do Cinema e da Televisão, os BAFTA, elegeu O Renascido. O filme do ano, o realizador do ano e o ator do ano no pleno dos prémios principais, ganhado ainda a melhor sonoplastia e melhor fotografia.
[youtube:QRfj1VCg16Y]
Brie Larson, a protagonista de Room (Quarto, , de Lenny Abrahamson, em exibição), foi eleita a melhor atriz principal. O prémio de melhor atriz secundária foi para Kate Winslet em Steve Jobs. Já o melhor ator secundário foi entregue a Mark Rylance em A Ponte dos Espiões.
O filme de Alejandro Inarritu conquistou cinco prémios na noite britânica da sétima arte. Em segundo lugar em número de prémios ficou Mad Max - Estrada da Fúria, com quatro galardões.
[youtube:YWNWi-ZWL3c]
A cerimónia dos BAFTAdecorreu na noite de sábado em Londres, na Royal Opera House. Destacou ainda Divertida-mente, filme de animação da Pixar, realizado por Pete Docter e Ronnie del Carmen como melhor filme de animação e Amy como melhor documentário. Já John Boyega, em Star Wars, foi eleito pelo público como a estrela em ascensão.
[youtube:1HFv47QHWJU]
Wall Street ganhou o BAFTApara melhor argumento adaptado e Spotlight o melhor argumento original, assinado por Tom McCarthy e Josh Singer.
O BAFTApara Melhor Filme britânico foi para Brooklyn, de John Crowley.
O ator norte-americano Sidney Poitier recebeu o BAFTAhonorífico pela sua contribuição para a indústria cinematográfica, tendo sido fortemente aplaudido na Royal Opera House, onde foi apresentado um vídeo pré-gravado do artista de 88 anos nascido nas Bahamas.
O compositor italiano Ennio Morricone, de 87 anos, conquistou o seu sexto BAFTApela banda sonora original do filme Os Oito Odiados (em exibição), dirigida por Quentin Tarantino.
[youtube:gnRbXn4-Yis]