Nos bastidores do Rock in Rio com os D.A.M.A.

Garantem que não estão nervosos por subir ao Palco Mundo no dia mais concorrido do Rock in Rio. Esperam-se 85 mil pessoas... e chuva.

"A resposta sincera?", pergunta Miguel Cristovinho, o mais louro dos D.A.M.A., questionado sobre os nervos a pouco mais de duas horas de enfrentar a multidão no Palco Mundo. "Não costumamos ficar nervosos antes dos nossos concertos", diz. "Agora", corta Francisco Pereira, o outro membro do grupo. Miguel Coimbra não está, foi fazer uma massagem, uma daquelas mordomias a que têm direito os artistas nos camarins do Rock in Rio. Foi aqui que receberam o DN e os demais meios de comunicação, após o ensaio de som. "Ficamos ansiosos para que tudo corra bem". E ainda fazer a massagem. Antes do concerto mesmo só relaxar e estar com os amigos e os músicos, um grupo maior do que o habitual, a pensar no público desta noite.

Para o concerto de hoje escolheram um formato algo diferente dos modelos habituais. Não será um showcase, não será acústico, não terá a duração normal de mais de duas horas. Será uma hora de espetáculo, "condensado", como diz Francisco, apenas com as músicas que chegam a mais pessoas, para desgosto das fãs, quatro raparigas, que venceram o passatempo de uma rádio e os foram conhecer ao vivo aos camarins, atrás do palco principal do Rock in Rio. "Queriam o Primeira vez" mas não pode ser", diz Francisco. A grande surpresa é a presença de Gabriel o Pensador no concerto. O brasileiro colabora com os DAMA no tema Não Faço Questão, do segundo disco dos portugueses (editado em outubro de 2015), ensaiado esta tarde.

Esta é a estreia do grupo no Rock in Rio a atuar, embora sempre tenham estado nas outras edições. Têm entre 23 e 26 anos, mas lembram-se das outras edições.

Este sábado, em que a chuva já chegou ao Parque da Bela Vista, é o dia em que são esperadas mais pessoas no recinto. As portas abriram às 16.00 e foram muitos os que quiseram logo garantir lugar nas primeiras filas. Cerca das 19.00 nova enchente. Hoje a organização espera 85 mil pessoas. Recorde-se que, segundo os dados do Rock in Rio, 67 mil foram ver Bruce Springsteen, 75 mil no dia dos Queen e 56 mil ontem, dia em que Hollywood Vampires eram os cabeças de cartaz e a banda de metal Korn não conseguiu completar o seu set, terminando o concerto à quarta música.

Ivete Sangalo, que tem marcado presença em todas as edições do RiR, canta às 22.00 e os Maroon 5 sobem ao palco às 23.45.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG