O júri internacional do festival Porto/ Post/ Doc deu a vitória a Meteors, um filme de Gürcan Keltek, co-produção entre Holanda e a Turquia. Um olhar sobre o conflito curdo-turco através da memória de uma chuva de meteoritos que durante algum tempo fez parar o conflito em 2015..Meteors foi um dos muitos filmes da competição que nos abriu um olhar sobre o estado do mundo e a relação com o cinema e a memória. Aliás, o mote deste Porto/Post/Doc foi o cinema de arquivo e a pós-memória..Para além do Grande Prémio, o júri fez questão de premiar o chinês Dragonfly Eyes, de Xu Bing, vencedor de uma menção honrosa. Um filme composto cem por cento com imagens de câmaras de vigilância..O júri da secção Cinema Novo, composta de filmes feitos por jovens em escolas de cinema, atribuiu o galardão máximo a Proxima, de Gabriel Martinho e Igor Dimitri, da Argentina, tendo o português De Madrugada, de Inês de Lima Torres, arrecadado uma menção honrosa..No que toca ao Prémio Biberstein Gusmão para autores emergentes, Taste of Cement, de Ziad Kalthoum, foi o escolhido..Esta edição que termina este domingo ficou ainda marcada por três antestreias de filmes que não vão passar nas salas comerciais: The Beguiled, de Sofia Coppola; Voyage of Time; de Terrence Malick e An Inconvenient Sequel: Truth to the Power, de Bonni Cohen e Jon Shenk. Estes filmes, para quem não os viu no Rivoli, em breve vão estar disponíveis apenas em home cinema..A quarta edição do Porto/Post/Doc foi marcada por muitas lotações esgotadas e um crescimento de um festival que cada vez mais se afirma como um dos grandes eventos de cinema em Portugal. O Porto/Post/Do 2018 já tem edição confirmada para o final de novembro próximo. Um festival sem dores de crescimento.