Marta Leite selecionada para a Bienal dos Jovens Artistas de Milão 2015

A artista plástica portuguesa Marta Leite foi selecionada para participar na Bienal de Jovens Artistas de Milão 2015 - Mediterraea 17 (BJCEM), que decorre naquela cidade italiana a partir de 22 de outubro.

O Museu do Neorealismo, em Vila Franca de Xira, informou hoje em comunicado que a Bienal vai decorrer na Fabbrica del Vapore Milán até 25 de outubro, com a participação de mais de 300 jovens artistas.

Marta Leite vai participar com uma instalação intitulada Paisagem de Referências, que esteve patente no Museu do Neo-Realismo no âmbito da exposição Além da Ucronia -- histórias não vividas do 25 de Abril, em co-curadoria com Catarina Laranjeiro e João Baía entre 26 abril e 31 agosto de 2014. Este projeto foi distinguido pelo júri do Concurso Jovens Criadores do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Nascida em Lisboa, em 1983, Marta Leite vive e trabalha entre a capital portuguesa e Berlim, na Alemanha, onde completou os estudos em Belas Artes em 2008, na Universität der Künst Berlin, orientada pelo professor Christiane Möbus. Os estudos iniciais em Belas Artes foram feitos em Lisboa, e o programa Erasmus na Universidade de Barcelona em 2004.

Desde 2010 faz parte do coletivo Cinealfinete, que se dedica a organizar a exibição de filmes com a presença dos realizadores, e no ano seguinte entrou no grupo Anonymous Author Editions, uma editora independente que publica obras de forma anónima.

A Bienal de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo, que nesta edição tem como tema No Foods Land, um evento internacional e multidisciplinar que tem como principal objetivo promover a criatividade de jovens artistas.

Também visa incentivar o intercâmbio cultural e o desenvolvimento das relações na área do Mediterrâneo.

Exclusivos