Mário Dorminsky hospitalizado na sequência de um AVC
A organização do Fantasporto informou que o diretor e um dos fundadores do festival está "estável e bem disposto"
Um dos fundadores e diretores do Festival Internacional de Cinema do Porto Fantasporto Mário Dorminsky encontra-se hospitalizado na sequência de um acidente vascular cerebral (AVC), estando em situação "estável e bem disposto", informou hoje a organização.
"Pela primeira vez o Fantasporto, que se iniciou segunda-feira na sua fase pré-competitiva, arrancou sem MárioDorminsky um dos seus fundadores e codirector, que se encontra hospitalizado na sequência de um ligeiro acidente vascular cerebral", pode ler-se no comunicado divulgado esta tarde.
De acordo com a mesma informação, Dorminsky"mantém-se internado numa unidade hospitalar do Porto, em observação, enquanto efetua uma série de exames indispensáveis nestes casos, antes de qualquer decisão sobre uma eventual alta hospitalar".
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
O festival, que arrancou na segunda-feira em modo "pré-Fantas" e tem o início da secção competitiva na sexta-feira, "prossegue, tal como previsto, com a equipa habitual sob a direção de Beatriz Pacheco Pereira, codirectora e também fundadora do festival".
"A direção do Fantasporto espera que Mário Dorminsky se possa reincorporar na equipa do festival ainda durante a sua realização, caso os médicos o venham a autorizar", acrescentou o comunicado.
A 36.ª edição do Fantasporto arrancou na segunda-feira com o início da retrospetiva dedicada ao realizador macedónio Milcho Manchevski e com a "primeira das muitas produções latinoamericanas presentes este ano no festival", segundo a organização.
Na sexta-feira, inicia-se a secção competitiva do Fantasporto, com a antestreia mundial de "Gelo", de Luís e Gonçalo Galvão Telles, sobre Catarina, "uma jovem nascida do ADN retirado da idade do gelo, que cresce num palácio isolado, onde é submetida a vários testes, até que reencontra o passado".