Mais de cem obras de Andy Warhol vão ser expostas pela primeira vez

A exposição decorrerá entre 4 de fevereiro e 15 de maio de 2016 no museu da Universidade de Oxford, o Ashmolean.

Mais de cem obras de Andy Warhol feitas no último período da sua vida, e nunca antes mostradas ao públicos, vão integrar em 2016 uma exposição dedicada ao artista no museu de arte e arqueologia da Universidade de Oxford, o Ashmolean.

As obras foram vêm do Warhol Museum de Pittsburgh, EUA, e da coleção privada de Christine e Andrew Hall, multimilionário e colecionador britânico formado em Oxford e há muito a viver nos EUA.

Entre elas está o retrato da artista Joseph Beuys em serigrafia, feito depois de os dois se terem finalmente conhecido em 1979. "Eles tornaram-se símbolos da sua época" afirmou ao Guardian o curador da exposição, Norman Rosenthal.

O retrato da então princesa do Irão, Farah Asraf Pahlavi, Painted Lady (1977) é outro dos trunfos desta exposição. Esta integrará a produção do artista desde os anos 1960, quando se tornou pioneiro da pop art, até às "obras experimentais da sua última década", como a serigrafia Heaven and Hell Are Just One Breath Away! (1985-86), dá conta uma nota do museu Ashmolean. As suas portas abrir-se-ão a Andy Warhol, que morreu em 1987, entre 4 de fevereiro e 15 de maio de 2016. Os bilhetes já estão à venda.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG