Lisboa acolhe uma das votações para os Emmy

O júri vai reunir-se na capital para escolher os vencedores de uma das categorias dos prémios
Publicado a
Atualizado a

Lisboa recebe no dia 9 a votação de uma das semi-finais para escolher os candidatos aos Emmy Awards, os prémios de televisão atribuídos anualmente pela Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos.

André Sampaio, membro português da academia desde 2015, explicou hoje à agência Lusa que durante o dia 9 o júri da 44ª edição dos Emmy estará reunido em Lisboa para escolher os vencedores de uma das categorias dos prémios.

O júri estará reunido nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, anfitriã desta votação.

Para André Sampaio, eleito para a Academia depois de ter trabalhado para a TV Globo no Brasil, a realização desta votação em Lisboa significa um reconhecimento internacional, por parte daquele organismo, da qualidade da produção portuguesa.

Descrevendo a votação como "um processo longo", André Sampaio escusou-se a adiantar quem faz parte do júri e qual das categorias é que está em causa nesta semi-final.

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 21 de novembro em Nova Iorque, altura em que se saberá quem foram eleitos os melhores intérpretes e também os melhores programas de ficção e não ficção, feitos fora dos Estados Unidos.

Em 2010, a produção portuguesa "Meu amor", da Plural Entertainment e emitida pela TVI, venceu o Emmy de melhor telenovela.

No ano seguinte, o Emmy nesta categoria foi atribuído à telenovela "Laços de sangue", uma coprodução da SIC e da TV Globo.

André Sampaio sublinha que nos últimos trinta anos a indústria da ficção registou um crescimento no que toca à qualidade, com os operadores de televisão a apostarem na ficção nacional e a terem bons resultados de audiências.

Apesar da votação do dia 9 ser à porta fechada, a academia e a autarquia farão nesse dia nos Paços do Concelho uma gala comemorativa que juntará vários nomes conhecidos da ficção nacional e representantes das operadoras de televisão.

Nicolau Breyner, que morreu em março passado, um dos nomes de referência da produção de ficção televisiva em Portugal, será homenageado naquela gala.

[artigo:5284973]

Fundada em 1969, a Academia Internacional das Artes e Ciências da Televisão dos Estados Unidos é uma organização que está representada por membros de mais de 60 países e de cerca de 500 empresas da indústria televisiva.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt