O amor teen imaginado em Telheiras

John From, João Nicolau

Um conto luminoso de verão com a habitual minúcia do humor de João Nicolau, um dos príncipes das curtas-metragens (a sua primeira longa, A Espada e a Rosa, desiludiu muito boa gente há seis anos atrás).
John From é um regresso a Telheiras, território já filmado pelo cineasta nas suas curtas, um bairro de Lisboa onde vivem duas amigas adolescentes. É verão, faz calor e há um novo vizinho a instalar-se. Cedo uma delas começa a desenvolver uma obsessão amorosa que a faz imaginar Telheiras como uma ilha do Sul do Pacífico.

youtube:pgxBGvarJrg
Sem planos em falso, o trabalho de realização de Nicolau encarna a fidelidade a um cinema onde se celebra uma pequena grande irreverência tão cara ao realizador. Ao mesmo tempo, assume-se uma ideia de farsa de burguesia de classe média, entrando sem pedir licença no coração da adolescência feminina. Nicolau levou a sério o desafio de Sofia Coppola em As Virgens Suicidas: "obviamente, dr, nunca foi uma rapariga de 13 anos"...
Vale a pena entrar neste espaço para um secreto e subtil delírio de fantasia. De uma fantasia com uma beleza tão pura. Porque a paixão juvenil é assim.

Classificação: ***

Exclusivos