Ai Weiwei faz foto como a criança refugiada que morreu

O artista chinês usou a imagem da criança síria de três anos para chamar a atenção para a questão dos refugiados que chegam à Europa.
Publicado a
Atualizado a

Deitada de bruços e de olhos fechados, Ai Weiwei foi fotografado numa praia de seixos imitando a foto que correu mundo do corpo de Alan Kurdi, o menino sírio que morreu numa praia da costa grega.

A fotografia foi tirada pelo India Times nas costas da ilha grega de Lesbos, porta de entrada de milhares de refugiados sírios e afegãos que chegam à Europa.

[twitter:694124302820573190]

Ai Weiwei tem trabalhado na ilha grega em vários projetos sobre a crise dos refugiados. A fotografia, segundo o Washington Post, foi tirada pelo fotógrafo Rohit Chawla para a revista India Today, acompanhando uma exposição na India Art Fair. O artista participou na encenação da fotografia.

[citacao:A beira-mar é o meu estúdio", disse Ai Weiwei]

A fotografia será exibida na próxima semana acompanhando uma entrevista do artista chinês ao India Today. O editor da publicação, Gayatri Jayaraman, contou ao jornal norte-americano que quando disse a Ai Weiwei que ia ter com ele ao seu estúdio, Weiwei disse-lhe: "A beira-mar é o meu estúdio".

Jayaraman, que entrevistou o artista, explicou que viu como Ai Weiwei assistiu as pessoas que foram chegando nos barcos de borracha. Desses barcos foi retirando pedaços com os quais está a construir uma instalação.

"É uma imagem icónica porque é muito política, humana e envolve um artista incrivelmente importante como Ai Weiwei", disse ao Washington Post o co-proprietário da India Art Fair, Sandy Angus.

Na semana passada, Ai Weiwei anunciou que cancelava uma exposição na Dinamarca face às medidas aprovadas naquele país de confiscar bens de refugiados.

[artigo:5002039]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt