Imaginário da Disney em concerto
De "O Rei Leão" à "Mary Poppins" sem esquecer "Frozen", 56 músicos da Lisbon Film Orchestra prometem um regresso às memórias da infância durante a hora e meia do concerto.
"Temos uma tela gigante com as cenas dos filmes mais emblemáticos da Disney, que todos nós vimos quando éramos crianças e que agora como adultos mostramos às gerações mais novas. Voltamos a ser crianças durante aquela hora e meia do espetáculo". A convicção é do maestro Nuno de Sá que assim explica um pouco do que se pode esperar dos seis concertos que a Lisbon Film Orchestra vai apresentar entre hoje e dia 18 de dezembro no Porto, em Lisboa, em Portimão e em Guimarães.
O espetáculo é exatamente o mesmo apresentado no ano passado - em que as sessões estiveram quase sempre esgotadas - e nem podia ser de outra forma: "É um espetáculo oficial da Disney que já tem alinhamento pré-definido, imagens, partituras, não é algo que possamos alterar", explica Nuno de Sá, lembrando "a forte vertente multimédia, com imagens dos filmes sincronizadas com as músicas que a orquestra de 56 músicos toca ao vivo".
Com nove anos de existência, a Lisbon Film Orchestra aposta todos os anos num grande concerto de Natal. E o ano passado, "quando descobrimos que havia este espetáculo, já feito, pronto, decidimos comprar os direitos para o fazer em Portugal", conta o maestro.
Para interpretar os temas dos filmes da Disney, alguns mais antigos como os da Mary Poppins outros mais recentes como Frozen, os mesmos quatro cantores que em 2015 acompanharam a orquestra: Soraia Tavares (que o grande público reconhece da telenovela A Única Mulher), Bruno Ribeiro (finalista em 2014 do programa Rising Star), Diogo Pinto (que trabalha como cantor para a Disney Portugal) e Ana Margarida (a voz das canções de Elsa, na versão portuguesa do filme Frozen).
Ana Margarida e Nuno de Sá falam a uma só voz quando questionados sobre a música que mais mexe com o público. "Temos uma grande fatia de público de uma faixa etária mais nova. De repente, quando se ouve os primeiros acordes do Frozen começa logo a ouvir-se um burburinho das crianças porque reconhecem a música. E para os músicos, também é a que mais gostam de tocar a seguir a Os Piratas das Caraíbas. É uma música muito forte, poderosa e que têm prazer em tocar", afirma o maestro.
Confirmando que "os mais pequeninos ficam logo vibrantes quando começam os primeiros acordes de Frozen", Ana Margarida garante que os quatro cantores vão dar o seu melhor em todos os espetáculos, explicando que vão ter "muito cuidado com a voz" por causa das quatro datas seguidas.
Para Nuno de Sá, este espetáculo oficial da Disney "é o início de uma nova fase, em termos artísticos, da orquestra". Depois desta experiência internacional com a Disney, o maestro deixa antever alguns projetos futuros: "podemos pensar em projetar um filme conhecido acompanhado por orquestra em tempo real ou fazer um concerto com as melhores músicas dos Óscares, por exemplo. São tudo ideias que já estão a ser trabalhadas e serão apresentadas no seu devido tempo."
Para já, avança com o próximo espetáculo da Lisbon Film Orchestra: o musical Sonho de Uma Noite de Verão que vai estar em cena de 9 a 19 de fevereiro de 2017 no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. Com José Raposo, FF e Rita Ribeiro no elenco de 14 atores, a adaptação do texto de Shakespeare vai assinalar o 10.º aniversário da orquestra.
Coliseu do Porto
5 e 6 de dezembro, às 21.30
Bilhetes entre 15euro e 35euro
Campo Pequeno, Lisboa
7 de dezembro às 21.30 e 8 de dezembro às 16.00
Bilhetes entre 15euro e 35euro
Portimão Arena
10 de dezembro, às 21.00
Bilhetes entre 12,5euro e 27,5euro
Multiusos Guimarães
18 de dezembro, às 21.00
Bilhetes entre 22,5euro e 30euro