Guns N'Roses excluem música racista da nova caixa "Appetite for Destruction"

O polémico tema "One in a Million", de 1989, ficou de fora.

Os Guns N'Roses anunciaram recentemente o lançamento de uma caixa com o seu álbum de 1988, Appetite for Desctrucion, e mais uma série de temas extra, faixas inéditas e demos, incluindo todas as canções do EP GN'R Lies (1989). Todas menos uma. One in a Million foi excluída desta reedição.

O grupo norte-americano não comenta esta decisão mas não é difícil perceber que esta exclusão está relacionada com o facto de One in a Million ter uma letra ostensivamente racista e homofóbica.

One in a Million é uma canção de autoria de Axl Rose e que conta, na primeira pessoa, a experiênca do músico nas ruas de Los Angeles. Logo no momento em que foi lançada, a canção foi bastante criticada. A certa altura, Axl Rose canta:

"Immigrants and faggots
They make no sense to me
They come to our country
And think they"ll do as they please
Like start some mini-Iran
Or spread some fucking disease
And they talk so many goddamn ways
It"s all Greek to me"

Na altura, referindo-se à expressão nigger, ("Police and niggers, that's right/ Get outta my way/ Don't need to buy none/ Of you gold chains today") Axl Rose argumentou: "Porque é que as pessoas de cor se podem tratar umas às outras por nigger mas quando um branco usa essa palavra é um grande problema? Não gosto de limite de nenhum tipo. Não gosto que me digam o que posso e não posso dizer. Usei a palavra nigger porque é a palavra que descreve alguém que é um problema na nossa vida. Não referindo-me necessariamente a alguém de cor."

O músico explicaria, mais tarde: "Muitas pessoas de países como o Irão, Paquistão, China, Japão, etc. arranjam empregos em lojas de conveniência e bombas de gasolina. E depois tratam-nos como se nós não pertencessemos aqui." Também argumentou que tinha tido alguns problemas com homossexuais, "incluindo uma tentativa de violação": "Não sou contra eles fazerem o que querem fazer desde que não magoem ninguém", disse em 1992. Da mesma forma, disse que tinha tido algumas más experiências com pessoas de cor que queriam roubá-lo e era contra essas pessoas, especificamente, que cantava. "Esta canção foi a maneira de expressar a minha ira e o quão vulnerável me senti em algumas situações da minha vida", disse Axl numa entrevista.

A caixa dos Guns N'Roses estará disponível a 29 de junho com o título Appetite for Destruction: Locked N'Loaded.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG