Gianfranco Rosi vence Festival de Berlim

O filme "Fuocoammare" ganhou o Urso de Ouro.

Fuocoammare (Fire at Sea), de Gianfranco Rosi, recebeu hoje o Urso de Ouro para Melhor Filme do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Os outros premiados foram:

Urso de Prata Grande Prémio do Júri: Death in Sarajevo, de Dabis Tanovic

Urso de Prata Prémio Alfred Bauer): A Lullaby to the Sorrowfull Mystery, de Lav Diaz

Urso de Prata Melhor Realizador: Mia Hansen-Love, por L'Avenir

Urso de Prata Melhor Atriz: Trine Dyrholm, em The Commune

Urso de Prata Melhor Ator: Majd Mastour em Hed

Urso de Prata Melhor Argumento: Tomas Wasilewski por United States of Love

Urso de Prata Contribuição Artística: Mark Lee Ping-Bing, pela fotografia de Crosscurrent

Veja a lista completa de prémios em todas as categorias no site do festival de Berlim.

Gianfranco Rosi, nascido na Eritreia em 1964, é um realizador italiano conhecido por títulos como o documentário El Sicario, Quarto 164. Em 2013 venceu o Festival de Veneza com o documentário Sacro GRA, que regista a vida de várias famílias que vivem junto à maior auto-estrada da Itália. Em Fire at Sea Rosi aborda o tema dos refugiados na Europa, a partir do ponto de vista de Samuele, um rapaz de 12 anos de Lampedusa.

O Urso de Prata para melhor ator foi para o tunisino Majd Mastoura, pelo desempenho em "Hedi", uma história de amor passada no rescaldo da Primavera Árabe, a vaga de contestação popular, que atravessou vários países do norte de África e do Médio Oriente.

A dinamarquesa Trine Dyrholm ganhou o Urso de Prata para melhor atriz, pelo papel em "The Commune", de Thomas Vinterberg. A atriz de 43 anos interpreta, neste filme, uma mulher enganada à beira de um abismo emocional.

O Urso de Prata de melhor realização da 66.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim foi entregue à cineasta francesa Mia Hansen-Love, pela obra "Things to Come", protagonizada pela atriz Isabelle Huppert. A quinta longa-metragem de Mia Hansen-Love, de 35 anos, conta a história de uma professora de filosofia que enfrenta o fim do seu casamento, ao mesmo tempo que a sua mãe idosa morre.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG