Fundação Berardo vai instalar Museu do Azulejo em Estremoz

O museu vai ser instalado no Palácio Tocha, situado junto ao jardim municipal.

A Fundação Berardo vai instalar um Museu do Azulejo num palácio setecentista, na cidade de Estremoz, no Alentejo, revelou esta terça-feira, a 19 de abril, à agência Lusa o presidente do município, Luís Mourinha.

Segundo o autarca, a Direção Regional de Cultura do Alentejo já deu parecer favorável ao relatório prévio, apresentado pela Fundação Berardo, para a instalação do museu, que vai incluir várias coleções particulares do empresário e colecionador de arte Joe Berardo, proprietário do imóvel.

O museu vai ser instalado no Palácio Tocha, um imóvel classificado como monumento de interesse público e situado junto ao jardim municipal, cuja recuperação vai ser efetuada pela Fundação Berardo, indicou o presidente da Câmara de Estremoz, no distrito de Évora.


O Palácio dos Henriques, vulgarmente conhecido em Estremoz por Palácio Tocha, é um imponente imóvel setecentista, situado no Largo D. José I. No interior do edifício destacam-se as salas e corredores cobertos por painéis de azulejos setecentistas. No edifício funcionou um hotel no século XX.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG