The Gift e Gisela João em festival na Holanda

The Gift, Gisela João, Glockenwise, DJ Ride e Neev são alguns dos artistas portugueses que vão atuar em janeiro no festival Eurosonic Noorderslag, na Holanda.

O festival terá Portugal como país em destaque, anunciando hoje os oito primeiros nomes da música portuguesa que vão estar no Eurosonic. Além de The Gift, Gisela João, Glockenwise, DJ Ride e Neev, estarão ainda Papercutz, Memória de Peixe e We Bless This Mess.

Marcado de 11 a 14 de janeiro, o Eurosonic Noorderslag apresenta-se como uma plataforma de divulgação da música europeia, com concertos, conferências sobre música e encontros entre agentes da indústria musical.

É um ponto de encontro para promover a internacionalização de artistas europeus, já que estão presentes centenas de promotores de festivais, produtores musicais, editores, empresas de agenciamento.

Todos os anos o Eurosonic dá destaque à nova música de um país europeu e em 2017 o foco estará centrado em Portugal, o que levará à Holanda cerca de vinte artistas selecionados pela organização.

Hoje foram anunciados os primeiros oito nomes - entre 200 artistas candidatos -, de um espectro musical que vai do fado à eletrónica, do rock garage ao pop, entre artistas já com experiência internacional - como The Gift e DJ Ride - e outros a tentar agora um caminho no estrangeiro, como Glockenwise e o músico e produtor Bernardo Neves, que assina Neev.

Àqueles oito nomes junta-se ainda a cantora Marta Ren, que estará no Eurosonic a convite da Antena 3, membro da União Europeia de Radiodifusão, parceira do festival.

Foi há alguns anos que a Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes (AMEI) e a rádio pública Antena 3 fizeram a proposta ao Eurosonic para que Portugal fosse o país convidado de edição.

Este ano, para agilizar a divulgação da música portuguesa, foi criado o site Why Portugal, uma plataforma virtual de agregação de contactos de artistas, editoras e agentes portugueses, fazendo a ponte com o Eurosonic, mas também com outras feiras, mercados e festivais.

Nos últimos meses, a plataforma Why Portugal já esteve representada no festival South By Southwest (EUA), o Reeperbahn Festival (Alemanha) e este mês estará no Womex, em Espanha.

Em junho, quando uma equipa do Eurosonic esteve em Portugal, o programador Robert Meijerink salientou que atuar no Eurosonic não pode ser um objetivo em si, mas uma porta para outros destinos.

"É muito importante que, se queres tocar no Eurosonic, tenhas um público aqui em Portugal, que vendas bilhetes ou toques em festivais em Portugal. É mesmo importante estar preparado para tocar num festival de 'showcase'. Se não estás, então espera e pensa bem no que queres fazer com a tua banda", afirmou Meijerink.

Exclusivos

Premium

Alentejo

Clínicos gerais mantêm a urgência de pediatria aberta. "É como ir ao mecânico ali à igreja"

No hospital de Santiago do Cacém só há um pediatra no quadro e em idade de reforma. As urgências são asseguradas por este, um tarefeiro, clínicos gerais e médicos sem especialidade. Quando não estão, os doentes têm de fazer cem quilómetros para se dirigirem a outra unidade de saúde. O Alentejo é a região do país com menos pediatras, 38, segundo dados do ministério da Saúde, que desde o início do ano já gastou mais de 800 mil euros em tarefeiros para a pediatria.