Festival Literário de Óbidos com postal oficial dos CTT

O FOLIO, que decorre de 22 de setembro a 2 de outubro, "é o primeiro evento literário a lançar um postal inteiro da República, de coleção, a par de um carimbo exclusivo alusivo ao lançamento"

O Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO) vai ter um postal comemorativo a ser lançado pelos CTT na próxima segunda-feira, informou hoje a organização.

O festival, cuja segunda edição decorrerá de 22 de setembro a 02 de outubro, em Óbidos, "é o primeiro evento literário a lançar um postal inteiro da República, de coleção, a par de um carimbo exclusivo alusivo ao lançamento", divulgou o gabinete de comunicação do FOLIO.

O postal, resultado de uma parceria com os CTT - Correios de Portugal, será lançado em Óbidos, no dia 11, às 14.30, ocasião em que todos os exemplares vendidos serão marcados com um carimbo exclusivo "para valorizar as coleções dos filatelistas", refere um comunicado enviado à agência Lusa.

O carimbo, utilizado apenas naquela data, destaca a recente classificação de Óbidos como Vila Literária da UNESCO.

Para a vereadora da cultura da Câmara de Óbidos, Celeste Afonso, a emissão do postal "é uma forma de elogiar o FOLIO, que enaltece o valor da comunicação e da partilha, onde se podem escrever e trocar poemas, histórias ou meras palavras soltas", destaca na nota em que sublinha ainda o orgulho do município em se associar à celebração dos 500 anos dos CTT, efeméride que começará a ser oficialmente comemorada em 2020.

O postal estará disponível em sete mil exemplares nas lojas dos CTT e custa 47 cêntimos.

A segunda edição do festival adota o tema "Utopia", celebrando os 500 anos da publicação de Utopia de Thomas More, o Ano Internacional do Entendimento Global, o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, os 500 anos da morte do pintor Hieronymus Bosch e os 400 da morte dos clássicos William Shakespeare e Miguel de Cervantes.

O evento tem confirmadas as presenças do Prémio Nobel da Literatura, V.S. Naipaul, do britânico Salman Rushdie, o islandês Jón Kalman Stefánsson (galardoado com vários prémios internacionais), o mexicano Juan Pablo Villalobos ou a angolana Djaimilia Pereira de Almeida.

Miguel Sousa Tavares, Afonso Cruz e Rui Cardoso Martins são outras das presenças confirmadas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG