E do sexto álbum dos Garbage fica o magnetismo

"Strange Little Birds", sexto álbum dos Garbage, tem letras mais sombrias.

Por vezes, há bandas que pertencem a uma década e a mais nenhuma. Os Garbage são uma delas. Os anos 1990 foram deles, mas os tempos subsequentes fugiram-lhes dos pés. Os instrumentistas Butch Vig, Duke Erikson e Steve Marker, com quem tudo começou, não se contentaram com boas colagens entre ideias eletrónicas porreiras e a sonoridade mais física, e quiseram algo mais quando tiveram a sorte de encontrar em Shirley Manson uma vocalista capaz de encarnar um rock frontal que mexia com a alma das pessoas.

E por isso tornaram-se uma das bandas mais urgentes da segunda metade da década de 1990, que teve no álbum de estreia, Garbage, uma ótima rampa de lançamento. O que é então feito daquela banda do glorioso concerto na Expo"98, que estava a gozar não só da omnipotência ao vivo como da omnipotência do momento? Ela está exatamente igual ao sexto álbum, Strange Little Birds, e nenhuma qualidade individual dos membros dos Garbage desapareceu.

Shirley Manson continua a ser uma performer genuína, com garras rocker natas, com mensagens que continuam autênticas e autocríticas. A banda continua leal aos desabafos da vocalista. O tempo é que tem sido demasiado cruel, tendo transformado uma banda de super-heróis numa estranha insignificância.

O tempo, isto é 2016, sublinha a saturação do som do grupo. As letras do álbum Strange Little Birds estão mais sombrias e os arranjos mais góticos em Blackout, com baixo mais pesado, ajustam-se a esse pessimismo. Camadas mais industriais tentam muscular em vão o tema escolhido como single, Empty. E a sensação de uma banda estafada (apesar dos vários períodos sabáticos) começa a emergir. Magnetize tem um início curioso, ao estilo charmoso de Bryan Ferry e dos seus Roxy Music, até à explosão no refrão à medida dos Garbage. Tivessem os demais temas de Strange Little Birds o poderio excitante de Magnetize, e estaríamos a falar de um renascimento dos Garbage.

** Com interesse

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG