Dois concertos em Portugal, em 1990 e em 1995

Já passaram 20 anos desde que o músico atuou pela última vez no nosso país... e com pouca adesão do público.
Publicado a
Atualizado a

Foram 49 anos de carreira, 69 de vida, 25 álbuns, mas apenas duas passagens por Portugal. David Bowie, que morreu ontem vítima de cancro, atuou no Estádio Alvalade em 1990 e no Festival Super Bock Super Rock em 1995.

Luís Montez, que trouxe o músico a Portugal para esse festival, no verão de 1995, ainda em Alcântara, lembrou hoje à Lusa que o concerto teve pouca adesão do público.

"Fiquei com a ideia de que perdi como promotor. O dia do David Bowie não teve muita adesão do público. A imprensa e os críticos gostam muito dele, mas depois não teve muita correspondência no público. Não é que seja para uma elite, mas não é para as grandes massas", referiu o diretor da empresa Música no Coração.

"Era uma artista dos pés à cabeça, no sentido de que era uma estrela. Tinha uma série de gente sempre à volta, era uma megaestrela", recordou Montez, para quem David Bowie "era um artista muito à frente, que apontava sempre os caminhos e era uma referência para todos os músicos.

Terá sido nessa altura que Bowie passou férias em Sintra.

Cinco anos antes, a 14 de setembro de 1990, David Bowie deu um concerto no Estádio de Alvalade. Dessa vez estiveram lá a aplaudir o músico 20 mil pessoas e o concerto foi emitido pela RTP, havendo atualmente vários vídeos partilhados no Youtube.

[Youtube:6FIsT9GgPbo]

Diz o Diário de Notícias da época, num texto assinado por Miguel Gaspar, que foi um "concerto sóbrio e nostálgico" que arrancou 20 minutos mais cedo que a hora marcada.

"Ground Control to Major Tom" foram as primeiras palavras a soar no estádio num espetáculo que mereceu várias comparações com o dos Rolling Stones, uns meses antes.

[Youtube:urmeVAaLrOA]

Para 2004 esteve previsto outro concerto de David Bowie, dessa vez no Porto, no chamado Festival do Dragão, mas a presença foi cancelada devido a uma lesão. Na época, as notícias davam conta de que uma dor num ombro, após uma lesão sofrida dias antes num concerto, levara-o a cancelar os concertos agendados daí em diante.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt