Do YouTube para os jovens

Numa iniciativa inédita em Portugal, um grupo de youtubers criaram um canal exclusivo para o Meo Sudoeste. E fizeram o hino do festival

Chama-se #tudoàpala o canal de YouTube criado por sete youtubers portugueses exclusivamente dedicado ao Meo Sudoeste e em pouco mais de duas semanas já tem mais 350 mil visualizações. A ideia partiu da Milenar, uma empresa de agenciamento digital de youtubers e bloggers nacionais, e da Thumb Media, uma rede portuguesa de canais do YouTube, que desafiaram a organização do festival a apostar nesta forma inédita de comunicação. "O YouTube ainda é um meio pouco explorado em Portugal na área da comunicação e nesse sentido entrámos em contacto com a Música no Coração e fizemos-lhes este desafio, a exemplo do que já acontece com outros grandes festivais internacionais, como o de Coachella, nos Estados Unidos, que neste ano teve um palco só para youtubers", revela Diogo Miguel, um dos responsáveis da Milenar.

Para isso foram convidados sete dos mais populares youtubers nacionais, de seu nome Wuant, Dark4frame, Sake, Sea3Po, Sofiabbeauty, Paulo Sousa e Miguel Paraíso, todos eles líderes de opinião para as gerações mais novas, que nas últimas duas semanas foram os protagonistas de uma minissérie de cinco episódios, na qual são narradas as aventuras de uma banda imaginária para conseguir chegar ao festival. "Optámos por misturar entretenimento e ficção com a comunicação do evento, porque nos pareceu a melhor forma de chegarmos às gerações mais novas, que são também o público-alvo do Sudoeste", explica Diogo.

Os filmes foram alimentando o canal #tudoàpala, no qual também estão disponíveis alguns dos making of, bem como o videoclip do Hino Meo Sudoeste, gravado em parceria com a estação de rádio RFM e que também conta com a participação dos youtubers. O sucesso da iniciativa foi tal que o grupo acabou por ser mesmo convidado a estar presente no Meo Sudoeste, onde irão criar novos conteúdos a partir do recinto.

"Fomos contactados para que integrassem o conceito do novo palco EDP", revela Diogo, ainda sem querer revelar pormenores. Certo é que a série, iniciada no YouTube, vai mesmo continuar num dos palcos do festival, como tanto desejava a tal banda imaginária...

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG