David Bowie entre os nomeados para o prémio Mercury

Caso vença, o cantor será o primeiro artista a ganhar o prémio de melhor álbum do ano após a morte

Foram revelados esta quinta-feira os álbuns que vão competir pelo prémio Mercury deste ano. Entre os 12 artistas escolhidos pelo júri, destaca-se o nome de David Bowie, que morreu em janeiro. Caso ganhe o prémio com o álbum Blackstar, o artista será o primeiro vencedor póstumo.

Na 25.ª edição anual dos prémios Mercury, que distinguem o melhor álbum editado por artistas britânicos ou irlandeses de qualquer género musical, a lista de nomeados inclui vários álbuns que estiveram no top de vendas entre 2015 e 2016.

Blackstar, lançado dois dias antes da morte de David Bowie e visto como o "presente de despedida" do artista, foi um dos álbuns mais vendidos deste ano, tanto no Reino Unido como nos Estados Unidos. Pode ser ouvido aqui.

Os Radiohead quebraram este ano um recorde ao serem nomeados pela quinta vez, apesar de nunca terem ganho. Desta vez, a banda foi selecionada com a obra A Moon Shaped Pool, álbum que também esteve no topo do ranking de vendas, segundo a BBC, e que o grupo apresentou em Portugal em julho no Festival Nos Alive, no Passeio Marítimo de Algés.

É a quinta nomeação dos Radiohead, que nunca venceram

Os discos Love and Hate, de Michael Kiwanuka, e I Like It When You Sleep..., dos The 1975 (que também marcaram presença na última edição do Alive), chegaram à liderança de vendas, enquanto as obras Konnichiwa, de Skepta, Made In The Manor, de Kano e The Bride, de Bat For Lashes chegaram ao top 10.

Anohni, que fazia parte da banda Antony and the Johnsons, é a única vencedora de um prémio Mercury a voltar a ser nomeada este ano, desta vez com o álbum a solo Hopelessness, que a cantora apresentou em Portugal em junho.

A ausência de 25, Adele, 25, e de A Head Full Of Dreams, dos Coldplay, da lista dos 12 melhores álbuns não passou despercebida. Estes foram os dois discos mais vendidos entre setembro de 2015 e julho de 2016, como aponta o Telegraph.

O vencedor do prémio Mercury vai receber 25 mil libras, o equivalente a cerca de 30 mil euros. A cerimónia realiza-se a 15 de setembro, noite em que serão conhecidos os seis álbuns finalistas, um deles eleito pelo público que até lá pode aceder ao site oficial dos prémios e votar no seu preferido.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG