David Bowie homenageado hoje em Nova Iorque e no Porto

"The Music of David Bowie" é um evento que acontece há já 12 anos. No ano da sua morte, o concerto será transmitido via stream pelo Skype e haverá uma homenagem no Porto. Mas sem os The Roots

Hoje o Carnegie Hall, em Nova Iorque, recebe um concerto de homenagem a David Bowie. O espetáculo irá contar com atuações de, entre outros, Pixies e Blondie.

The Music of David Bowie é um evento que acontece há 12 anos. Os bilhetes, postos à venda horas antes do anúncio da morte do cantor, esgotaram em poucas horas. "Os bilhetes esgotaram em duas horas - todos os 2800 bilhetes - e isso é algo sem precedentes" declarou o promotor Michael Dorf.

Confirmados estavam também os The Roots, uma banda americana cujo vocalista Questlove, veio entretanto declarar que afinal já não irão atuar. Em causa estarão as atitudes de prima-donas de alguns dos artistas convidados ou da organização do evento. O vocalista do grupo de hip hop/neo soul escreveu no seu Instagram que nunca foi inseguro "ao ponto de recusar que qualquer colega usasse o meu equipamento" e que o enfureceu que "essa cortesia não fosse recíproca". "Os The Roots têm paciência. Mas não para isto", afirmou Questlove, acrescentando a hashtag "# Bitchassness" [para se referir às atitudes menos corretas dos colegas].

Controvérsias à parte, o concerto será transmitido via stream pela plataforma Skype, numa parceria que pretende angariar fundos para diversas instituições de solidariedade. No total serão mais de 12 os artistas que irão homenagear Bowie, como os Flaming Lips, Blondie, Cat Power ou Pixies.

"Todo este sucesso gera um sentimento agridoce" disse Dorf, "no sentido em que este concerto agora será um tributo a alguém que já morreu em vez de ser um tributo a alguém que, provavelmente, iria estar na audiência".

Mas não será só em Nova Iorque que ocorrerá a homenagem ao artista. Também no Hard Club do Porto haverá um concerto de tributo a Bowie. O evento acontece hoje a partir das 20.30. Com ligação ao Carnegie Hall, também estarão presentes artistas que quiseram homenagear o músico, falecido no dia 10 de janeiro deste ano dois dias após o lançamento do seu álbum Blackstar , como os Eletric Blue, The Breathers, Slimmy ou Jorge Curval. Os bilhetes terão o preço de 10 euros, com o valor a ser revertido a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Exclusivos