"Amanhecer 2" com 11 nomeações para pior do ano

A saga "Crepúsculo" despediu-se com uma boa bilheteira, muitas lágrimas e suspiros dos fãs, mas também com 11 nomeações para os Razzie, os prémios para as piores películas do ano, que também assinalaram a estreia de Rihanna.

"Amanhecer 2", o desenlace do romance entre Bella e Edward, o quinto capítulo da saga "Crepúsculo", cumpriu os prognósticos e é o grande contemplado destes "desonrosos" mas divertidos prémios que são entregues em Hollywood, um dia antes dos Óscar, a 23 de fevereiro, noticia a agência Efe.

O fecho da saga conseguiu 11 nomeações, uma cifra nada desprezível, tendo em conta que estes prémios têm dez categorias e que só o consegue porque a película é candidata a dobrar na secção de pior parelha cinematográfica.

Ao duo protagonista (Robbert Pattinson e Kristen Stewart, que está também nomeada por "Branca de Neve e o caçador") há que somar a que formam Taylor Lautner e Mackenzie Foy, o lobisomem e a rapariga meio humana, meio vampiro.

Os Razzie, um pouco como os Óscar, têm os nomeados crónicos como Adam Sandler, que depois de conseguir no ano passado o recorde de nomeações para uma só pessoa, com "Jack e Jill" (obteve nove), figura como pior ator por "Pai infernal".

Com ele, velhos amigos do desprestigio, como Nicholas Cage, Eddie Murphy ou Tyler Perry, que este ano entre "Eu, Alex Cross", "Good deeds" e "Madea's witness protection" é consagrado não só com o prémio de pior ator, mas também de pior atriz (pois representa um papel de mulher no terceiro filme) e ainda de pior realizador.

Alguém por quem os Razzie têm especial apetência são as cantoras que se ensaiam na carreira de atrizes e no ano em que Madonna (que recebeu o prémio da pior atriz do século XX, entre muitos outros) não fez nenhum filme, o destaque vai para Rihanna como possível pior atriz secundária pela sua estreia em "Battleship", película que reúne sete nomeações.

Barbara Streisand, por "Guilt trip" é outra dessas atrizes-cantoras nomeadas este ano, em que também está Jennifer Lopez como pior secundária em "O que se espera enquanto se está à espera?" e o único caso masculino também com carreira na música é o de David Hasselhoff, como pior ator secundário em "Piranha 3D".

Liam Neeson, que na realidade poderia a estar ganhar prémios por "Lincoln", o papel que teve de abandonar pela inesperada morte de sua mulher, dobra como secundário por "Fúria dos titãs 2" e "Battleship" e Jessica Biel faz outro tanto com "Total recall" e "Playing for keeps".

Os Razzie, que são votados através da página de critíca cinematográfica Rotten Tomatoes, são entregues desde 1980 e conseguiram uma popularidade e simpatia que fez com que atores tão distinguidos como Sandra Bullock e Halle Berry (ambas ganhadoras de um Óscar) tenham comparecido em anteriores cerimónias para, sem complexos, receberem os seus prémios.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG