Autorretrato de Paula Rego falha venda na Christie's
Com uma estimativa base situada entre 200 mil e as 250 mil libras (de 260 mil a 325 mil euros), o quadro de Paula Rego, Border Patrol: Self-portrait with Lila, Reflection and Ana (2004), um raro autorretrato, falhou a venda esta sexta-feira na leiloeira Christie's.
A licitação ocorreu no segundo dia de uma venda de arte contemporânea e do pós-guerra, que inclui obras de Ai Weiwei, Yves Klein, Peter Doig, Francis Bacon, Lucian Freud, David Hockney, Yves Klein, Gerhard Richter, Lucio Fontana e Jean Dubuffet. O leilão ainda está a decorrer.
Na quarta-feira, também o quadro A Madrinha do Toureiro de Paula Rego, em leilão na também londrina Sotheby's, não foi vendido por não atingir o valor mínimo estabelecido pelo vendedor. Tinha uma base de licitação de 360 mil libras, e o martelo soou às 420 mil libras.
[artigo:5023844]
A leiloeira estimava que o quadro atingisse valores entre as 500 e as 700 mil libras. Apesar de ter recebido a licitação de meio milhão de euros, esta não atingiu o preço mínimo determinado pelo vendedor, um colecionador norte-americano, e a venda acabou por não ser concretizada.
Border Patrol: Self-portrait with Lila, Reflection and Ana é uma obra feita em pastel sobre papel. Ao lado de Lila Nunes, habitual modelo da pintora, e de Ana, outra colaboradora, vê-se a própria pintora portuguesa, hoje com 81 anos, numa rara representação de si mesma.
Na venda desta sexta-feira, o martelo soou na venda de obras como Dollar Sign, de Andy Warhol, vendido por 260 mil libras ou Cosmos and Demian, do alemão Anselm Kiefer, vendido por 220 mil.