“Fodasefoice” de Nuno Ramos na Galeria Bernardo Marques

“Fodasefoice é uma exposição composta por duas esculturas e um conjunto de desenhos”. Assim se refere a Galeria Bernardo Marques, em Lisboa, à exposição de Nuno Ramos.
Publicado a
Atualizado a

Licenciado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Nuno Ramos iniciou a sua vida como poeta e escritor, rumo que alterou definitivamente a partir dos finais da década de 80, com as bolsas do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, da Fundação Vitae e Émile Eddé.


A sua obra desde cedo que não se prende a questões  técnicas e de composição, antes se centra no processo da criação artística, nos respectivos conteúdos e na forma e intenção com que manipula a comunicação.


Inicialmente integrou o grupo da Casa 7 de São Paulo, mas após a sua dissolução a seguir à Bienal Internacional de São Paulo de 1985, passou a expor individualmente. Experimentou materiais incompatíveis e instáveis, sobretudo em instalações em que recorreu à parafina e sal, vidro e mármore, breu e carvão.


Ganhou notoriedade a partir de 1992 com a sua instalação alusiva ao massacre dos presos da Casa de Detenção do Carandiru, ocorrida neste ano, formada por pedaços de jornal e folhas da Bíblia colados com asfalto e breu sobre paralelipípedos, em representação dos mortos, com os seus nomes impressos em chumbo.


Esta exposição marcou uma nova fase da sua carreira, mas marcou também uma mudança na tendência de outros artistas, ao passarem a ter uma atitude mais crítica sobre a realidade do seu país. Na Galeria Bernardo Marques expõe, agora, duas lâminas de vidro  que formalmente nos remetem para a ideia de foices, atravessadas por tubos de vidro, cheios de pares de líquidos – leite e formol, cal e água, vaselina sólida e líquida, imagens que são reforçadas  pelos desenhos também patentes.

O projecto actual iniciou-se com uma performance em que duas mulheres-estátua, sobre duas caixas de som, ceifavam em câmara lenta, sob o comando dos gritos de “foda-se”e de “foice”. O vídeo desta performance está disponível na exposição.

\t\t\t\tNuno Ramos, “Fodasefoice”
Galeria Bernardo Marques,. R. D. Pedro V, 81, Lisboa. Até 30 de Agosto.
De terça a sábado, das 11h às 19h

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt