Morreu o ator britânico que deu vida a R2-D2

Baker tinha 43 anos e mais de uma década de carreira quando foi escolhido para ser R2-D2
Publicado a
Atualizado a

O ator britânico que deu vida ao robô R2-D2 na saga Star Wars morreu este sábado, aos 81 anos. Kenny Baker participou ainda em filmes como Os Ladrões do Tempo e Flash Gordon.

Baker tinha 43 anos e mais de uma década de carreira quando foi escolhido para ser R2-D2 no Episódio IV - Uma Nova Esperança, em 1977, papel que repetiria em todos os filmes da trilogia original Star Wars e nas prequelas.

O ator, que nasceu em Birmingham, tinha apenas 1,11 m, o que o tornava perfeito para um papel em que tinha de caber num pequeno robô. No último filme participou apenas como consultor.

Uma sobrinha do ator afirmou que este sofria de problemas pulmonares. "Estava bastante doente nos últimos anos e já esperávamos um desfecho fatal", disse Abigail Shield. "Viveu uma vida longa e plena e conseguiu fazer feliz muita gente (...), estamos muito orgulhosos de tudo o que alcançou", acrescentou, precisando que um dos sobrinhos o encontrou morto hoje de manhã.

R2-D2 foi construído por Tony Dyson, que fez oito modelos do robô desenhado por Ralph McQuarri - quatro dos robôs eram controlados por um comando, dois foram construídos para o ator Kenny Baker e outros dois tiveram apenas o objetivo de serem destruídos numa cena.

[artigo:3836148]

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt