Yahoo revela: as contas de todos os utilizadores foram pirateadas em 2013
A Yahoo anunciou na terça-feira que foram roubados dados das contas de todos os utilizadores da plataforma - três mil milhões - no ciberataque de 2013, triplicando o número apresentado anteriormente daquele que foi considerado o maior roubo de dados da história.
A notícia fez com que subissem de tom as reivindicações dos utilizadores e dos acionistas da Yahoo, que enfrenta 41 ações judiciais em tribunais federais e estaduais nos EUA.
A Yahoo anunciara em dezembro de 2016 que os dados de mil milhões de contas tinham sido comprometidos, o maior roubo de dados da história e o mais caro de sempre para a Yahoo, que forçou mesmo a companhia a reduzir o preço dos ativos na venda à Verizon, acordada em junho deste ano.
Agora, a Yahoo veio dizer que, à luz de "novas informações" obtidas recentemente, pode confirmar que todas as contas na rede foram afetadas. Porém, frisou que a investigação indicou que os dados roubados não incluem palavras-passe em texto claro, dados de cartões ou contas bancárias.
De acordo com especialistas em segurança, a informação estava protegida com criptografia desatualizada e por isso fácil de descodificar.
Muitos utilizadores têm várias contas da Yahoo, por isso o número de pessoas afetadas será menos de três mil milhões.
John Yanchunis, o advogado que representa os utilizadores das contas afetadas, afirmou que está a planear usar as novas informações no final deste mês para expandir as alegações em tribunal.
O Senador John Thune, presidente do Comité do Comércio dos Estados Unidos, disse que uma audição está a ser planeada para o final deste mês sobre os roubos de dados em grande escala da Equifax Inc e da Yahoo. A Comissão de Segurança dos EUA também está a investigar os ataques cibernéticos à Yahoo.
A empresa afirmou que foram enviadas notificações para as contas Yahoo dos utilizadores afetados.