Xutos & Pontapés e Capitão Fausto juntam-se ao Amazonia Live!
Xutos & Pontapés, Capitão Fausto, Bruce Springsteen ou Miley Cyrus são alguns dos nomes que se juntaram ao leilão solidário de guitarras autografadas, a nova iniciativa do Amazonia Live! e que junta o Rock in Rio à eSolidar, uma plataforma portuguesa de comércio solidário.
O objetivo é angariar fundos para a reflorestação da bacia do Rio Xingu, e plantar mais de 3 milhões de árvores, sendo que o primeiro milhão é um compromisso do Rock in Rio. As guitarras são "de artistas que passaram pelo palco [do Rock in Rio] ao longo das várias edições", disse hoje Roberta Medina, adiantando que "artistas que estarão nesta edição, como Bruce Springsteen ou os Queen" também já se comprometeram com a causa.
Xutos & Pontapés e os Capitão Fausto, que atuam no Palco Mundo no dia 19 de maio e no Palco Vofadone dia 28, respetivamente, marcaram presença na apresentação, que decorreu no Museu da Cidade, em Lisboa. Os elementos das bandas assinaram as suas guitarras e irão entregá-las, pessoalmente, à pessoa que fizer a melhor oferta, ainda durante o festival.
Segundo Zé Pedro, dos Xutos, esta é uma causa que "tem a ver connosco, com a nossa segurança, com a nossa saúde, portanto é uma preocupação justa de todos os cidadãos mundiais".
O leilão estará disponível "no mundo todo, em vários idiomas e em várias moedas" garantiu Roberta Medina, com o câmbio a ser feito automaticamente. Para Marco Barbosa, CEO da eSolidar, esta é a prova de que "a música, a tecnologia e a solidariedade podem coexistir".
Dependendo dos artistas, a base de licitação varia entre os 250 e os 500 euros. Tendo em conta que algumas das guitarras a leilão serão entregues durante o festival, o final da licitação também depende de caso para caso.
Quem também se juntou a esta causa foi Nuno Graciano. O conhecido apresentador de televisão, que desde criança é "muito agarrado a tudo o que é a vida selvagem", abraça agora esta nova causa "com muito carinho" até porque, como o próprio referiu em tom de brincadeira, "quase que me fiz convidado para fazer parte deste projeto".