"Wendel é um grande talento, tem o estilo do Luka Modric"
Em 2015, com apenas 17 anos, Wendel esteve em Lisboa para fazer testes no Benfica, mas acabou por não convencer. Três anos depois está de volta, agora para o Sporting, que tem já um acordo com o Fluminense para a sua contratação. Com 20 anos, o médio tem suscitado interesse de vários clubes europeus, mas foram os leões que ganharam a corrida. O que afinal tem de tão especial Wendel? César Prates, antigo jogador brasileiro do Sporting, explica ao DN o que faz do jovem um dos atletas mais promissores do Brasil.
"É um grande talento, mesmo. Tem muito o estilo do Luka Modric, do Real Madrid. É um jogador que ganha a bola no meio-campo do Fluminense e consegue construir jogo e levá-la até à área contrária. Tem muita velocidade e isso é ótimo para um jogador com as suas características. É visto no Brasil como uma das próximas promessas, fez um grande início de ano no Fluminense e era cobiçado por meio mundo, pelo que ouvia e lia na imprensa. Não era de estranhar, pois mostrou muito para um menino logo no primeiro ano ao mais alto nível. Tem características excecionais - velocidade, remate, técnica, sabe cruzar e marcar", começou por dizer ao DN o ex-jogador dos leões, considerando também que Wendel não se preocupa apenas com a construção de jogo.
"Ajuda muito no meio-campo defensivo, tem esse pulmão para conseguir num minuto estar no ataque e em outro próximo do setor defensivo. Como se diz, é um verdadeiro box-to-box, que consegue produzir muito no ataque, mas também está pronto, e sabe, defender muito bem", analisou César Prates, que dá mérito ao atual técnico do Fluminense pelo crescimento de Wendel.
"Felizmente o Abel Braga é conhecido por dar oportunidades aos jogadores jovens e foi isso que aconteceu com Wendel e outros. O clube tinha dificuldades financeiras e aproveitaram os jogadores de base. O Wendel foi um dos que mais se destacou. Abel Braga deu--lhe a mão e ele soube crescer. Errou, claro, mas a um dado momento chegou a ser mesmo o patrão da equipa. Com a sua idade, contudo, teve algumas oscilações", referiu.
Com apenas 20 anos, Wendel está pronto para assinar com o Sporting e, de acordo com o defesa que foi duas vezes campeão pelo Sporting (1999/2000 e 2001/02), estará à altura do novo desafio na Europa. "Penso que sim. O Fluminense é um clube grande no Brasil e ele não ficou perturbado. É claro que viajar para outro país é diferente, terá de ter o seu tempo de aprendizagem, mas acredito que já está preparado. Hoje em dia os meninos começam cedo a lidar com a pressão. Muitos jovens brasileiros vão logo para a Europa, o futebol de hoje em dia é muito diferente", concluiu o brasileiro, que agora tem um projeto social de futebol.
FC Porto não entra em "loucuras"
Um dos clubes que também tinha Wendel debaixo de olho era o FC Porto. A ideia passava por o PSG contratar o jogador ao Fluminense e posteriormente emprestá-lo aos azuis e brancos até ao final da época. O negócio não evoluiu e os dragões também não avançaram para a compra. Pinto da Costa, presidente do clube português, não negou ontem o interesse, mas revelou que não podia "entrar em loucuras". "Não quero comentar muito. Ele é livre de ir para onde quiser e nós não entramos em loucuras. Ainda ontem o nosso treinador disse que não havendo lesões e castigos não precisava de mais ninguém", disse o líder azul e branco.