Votação arrancou para eleições municipais no Kosovo

As assembleias de voto para as primeiras eleições municipais no Kosovo em que participam os sérvios do norte abriram hoje às 07:00 (06:00 em Lisboa), sendo consideradas como uma prova às aspirações europeias de Belgrado e Pristina.
Publicado a
Atualizado a

Cerca de 1,7 milhões de eleitores, a grande maioria albano-kosovares, estão chamados a votar em 38 municípios e mais de 100 movimentos políticos apresentam 224 candidatos.

Estão são as primeiras eleições que se realizam depois de a Sérvia e o Kosovo terem alcançado em abril um pacto para normalizar as suas relações.

Até ao momento, 40 mil sérvios do norte tinham boicotado qualquer votação convocada pelo Governo de Pristina, cuja autoridade não reconhecem.

Apesar de a participação dos sérvios do norte ser de grande importância para o êxito das eleições, muitos ainda resistem a ir às urnas, considerando que o seu voto legitimaria a independência unilateral do Kosovo.

De acordo com uma sondagem recente do Programa da ONU para o Desenvolvimento, apenas 16% dos sérvios do norte tinham a intenção de votar face a 44% que planeava o boicote.

A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, mas exorta os sérvio-kosovares a votarem nas municipais, já que da realização destas eleições com normalidade depende o facto de a Sérvia e o Kosovo avançarem com as suas aspirações de entrar na União Europeia.

Um grande dispositivo policial, apoiado pela missão europeia Eulex e pela NATO, está responsável pela segurança durante as eleições, depois de terem sido registados vários ataques contra candidatos sérvios no norte do Kosovo.

Os resultados eleitorais preliminares deverão ser conhecidos ainda hoje ou na segunda-feira e os definitivos na quarta-feira.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt