Voltar a estudar o Código da Estrada vai dar pontos na carta

Maioria pretende dar bónus a quem revalidar a carta de condução e voluntariamente frequentar aulas. PS e BE votam a favor.
Publicado a
Atualizado a

Um ponto positivo na carta de condução é o poderá ganhar um cidadão que for revalidar o documento e voluntariamente frequentar "umas horas de aulas de código". Esta é a proposta dos partidos da maioria, PSD e CDS-PP, que ontem pela deputada Carina Oliveira a anunciaram, durante a apresentação na Assembleia da República da proposta de lei do governo sobre a Carta por Pontos, que contará com o voto favorável do PS e que deverá entrar em vigor a 1 de junho de 2016.

Esta reciclagem teórica do Código da Estrada pode, segundo Carina Oliveira, ajudar a salvar vidas na estrada. Segundo a deputada, serão mais os ganhos no comportamento do condutor do que a importância do ponto na carta, "mas tudo o que seja feito para salvar vidas na estrada nunca é demais". "A carta de condução é mais do que um simples papel que se tem na mão", salientou, acrescentando que a renovação da carta de condução em Portugal é meramente administrativa. "Vai-se ao médico, preenchem-se uns papéis e certifica-se que o condutor volta a estar em condições de se meter à estrada", disse, frisando que, com a idade e com as alterações tecnológicas e as mudanças de desenho urbano, "o contacto de novo com as regras e as formas dos sinais de trânsito é um contributo que pode ajudar a melhorar a forma da condução".

Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt