A construção assente na plataforma MQB permitiu obter um veículo que esbate a fronteira entre vans, SUV e monovolumes. Exteriormente o design foi tratado para atingir um respeitável coeficiente aerodinâmico de 0,30 cx e ainda arrecadar um prémio de design "Red Dot"..A verdadeira revolução está no interior, lá atrás: o acesso é feito através portas de correr que podem ser automáticas e o espaço assume a configuração que quisermos, os bancos são todos individuais e deslizam em calhas de onde podem ser removidos ou fixos no sítio que der mais jeito, na orientação tradicional, ou frente a frente como numa mini sala de estar. A completar toda esta modularidade está a consola central, que também desliza e transforma-se numa mesa. Com a lotação esgotada, o espaço para as bagagens fica condicionado (469 litros) atrás da terceira fileira de assentos, especialmente na versão curta, mas que melhora um pouco (763 litros) na versão longa. Retirando todos os bancos até à primeira fila a capacidade sobe para 3672 e 4053 litros, respetivamente, no Multivan equipado com teto de vidro panorâmico..Na frente, ao volante, apesar da posição de condução mais elevada não parece que estamos a conduzir um "autocarro", temos a sensação de subirmos para um SUV e somos brindados com a familiaridade do interior totalmente novo, mas transversal à atual família Volkswagen..Na apresentação em Wörth am Main, na Alemanha conduzimos a versão que virá primeiro para Portugal, a eHybrid com o nível de equipamento Energetic, especial para o lançamento com um motor a gasolina 1.4 TSI e outro elétrico com uma bateria de 13 kWh com uma autonomia até 50 km, 700 km no total e uma potência combinada de 218 cv. Demora cinco horas a carregar a partir de uma tomada doméstica e 3:40 h numa wallbox de 3,6 kW..A qualidade dos materiais e da montagem é boa e é fácil encontrar uma posição de condução confortável graças aos ajustes do banco e do volante. A digitalização substituiu praticamente todos os controlos manuais e encontramos botões de acesso direto para algumas funcionalidades, mas não somos fãs da solução para controlar a climatização. O sistema de infoentretenimento foi atualizado e recebe juntamente com o quadrante do painel de instrumentos um ecrã de 10 polegadas, mas a experiência de utilização não está a par da que se tem optando por exemplo ligando o smartphone através do Android Auto ou Apple Car Play para a navegação..A seleção do sentido de marcha é feita através de um seletor "shift-by-wire" que opera uma caixa de seis velocidades DSG específica para a versão híbrida. As restantes terão uma caixa DSG de sete velocidades. No arranque, sempre que possível é privilegiada a locomoção em modo elétrico, mudando automaticamente para combustão quando ultrapassamos os 140 km/h. É possível forçar o funcionamento 100% elétrico escolhendo o modo apropriado..Em autoestrada pudemos testar algumas ajudas à condução da extensa lista: desde o controlo de cruzeiro adaptativo até ao assistente de permanência na faixa. Dependendo do nível de equipamento podem chegar aos 20 sistemas. Na prática significa que temos um nível de condução autónoma que funciona a partir dos 0 km/h, desde que se mantenham as mãos no volante. A condução em cidade é feita sem dificuldade, notando-se apenas que se está a conduzir uma viatura grande na altura de fazer manobras..Pensado para viajar em família ou com um grupo de amigos, há portas USB colocadas em locais estratégicos para carregar os aparelhos eletrónicos, muitos espaços para arrumar objetos, bancos com mesas nas costas e um sistema de som fenomenal. Viajar no Multivan T7 dificilmente vai ser uma experiência aborrecida..Sem preço definido para já, chega a Portugal no inicio de 2022 com a gama de equipamento: Multivan, Life, Style e Energetic, a edição especial de lançamento..eHybrid.Motor a combustão: gasolina, turbo, quatro cilindros.Cilindrada: 1395 cm3;.Potência: 150 cv.Motor elétrico: 116 cv.Potência combinada: 218 cv.Binário: 350 Nm (4900 - 6500 rpm).Tração: dianteira.Transmissão: DSG 6 velocidades.Consumo combinado, versão curta: 1.5 l/100 km e 14.6 kWh/100 km Versão longa: 1,6-1,5 l/100 km e 14.5 kWh/100 km (NEDC).Velocidade máx.: 200 km/h;.Aceleração: 0 - 100 km/h: 11,6 s.A marca disponibilizará ainda sob encomenda as versões 1.5 TSI 136 cv e 2.0 TSI 204 cv.