Prometido logo no início do ano, o novo VW ID.3 chega agora a Portugal com um visual "retocado", mais tecnológico, com materiais ainda mais sustentáveis - e que dispensam quaisquer compostos de origem animal -, novos sistemas de assistência ao condutor e com argumentos para continuar a seduzir, sobretudo, as empresas: cerca de 90% das suas vendas..Como recorda Imelda Labbé, da Direção de Gestão de Vendas, Mar- keting e Pós-Venda da VW, "o novo ID.3 demonstra o nosso claro empenho em qualidade, design e operabilidade. E, nós, temos sistematicamente tomado em consideração os desejos dos nossos clientes"..Não é pouco aquilo a que se propõe a primeira aposta 100% elétrica da VW, lançada em 2019, cuja segunda geração, agora atualizada, conta apenas dois anos e meio: o best-seller entre a família ID da marca alemã é, também, o primeiro de 10 modelos elétricos a lançar até 2026..Só com algum esforço se encontram as alterações estéticas. São apenas detalhes. Ainda assim, registe-se o novo para-choques, o capot, que parece mais comprido, uma vez que a faixa preta sob o para-brisas foi removida, e as secções embutidas nas laterais também se estendem à frente..Na secção traseira, destaca-se o novo desenho das luzes. Além disso, as luzes longitudinais na tampa da mala são, agora, iluminadas. Pormenores, reforce-se a ideia..Os maiores cuidados da VW, neste campo, foram para a otimização da aerodinâmica deste compacto elétrico. Como? Criando um melhor fluxo de ar em torno das rodas dianteiras, com a designada "cortina de ar"..No habitáculo, a evolução é mais expressiva. Bastam alguns segundos a bordo para perceber que os materiais subiram um patamar em termos de qualidade: elegantes e suaves ao toque. É disso exemplo o volante multifunções em couro - e animal free - ou ainda os bancos e forros das portas, feitos com recurso a materiais 71% reciclados..O novo ID.3 vem equipado com app Connect por wireless, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, cruise control adaptativo, ar condicionado automático, faróis dianteiros em LED, luz ambiente de 10 cores, light assist, voice control, lane assist, keyless go, sistema de infoentretenimento de 12" e jantes em liga leve de 18"..À versão Pro S, acresce as jantes em liga leve 19", estofos em artVelours e ajustamento elétrico nos bancos dianteiros com sistema de massagem. Recorde-se que o ID.3 está disponível nas versões Pro, com 58kWh, e PRO S, com 77kWh, ambas com 204cv. A versão GTX, a mais potente (77kWh - 299cv) e equipada, estará disponível no decurso do segundo trimestre de 2024..O reforço tecnológico do ID.3 passa pelos sistemas de assistência de última geração. Desde logo, com a assistência de viagem opcional com swarm data. Combinado com o ACC (Adaptive Cruise Control) para controlo longitudinal do veículo dos 0 km/h até à velocidade máxima e o lane assist para controlo lateral..Se estiverem disponíveis swarm data, o sistema Travel Assist necessita apenas de uma marcação na faixa de rodagem identificada para manter o veículo na sua "mão" ao circular em estradas rurais. Um apoio útil ao condutor..A autonomia máxima do ID.3? 428km na versão Pro e 559km na versão Pro S. A capacidade de carga para ambas é de 11kW em corrente AC e, em DC, de 120kW e 170kW, respetivamente. Quanto aos tempos de recarga, dos 0% aos 100% em corrente AC é de 6h15m na versão Pro e de 7h30m na versão PRO S. Em corrente DC dos 5% aos 80%, o tempo de carga é de 35m na versão Pro e de 30m na versão Pro S. Tudo segundo tempos revelados pela VW..O processo de carregamento, de acordo com a marca, é ainda mais "fácil e conveniente" - na apresentação nacional do ID.3, em Lisboa, não foi necessário carregá-lo..Este compacto elétrico conta, de série, com o Plug & Charge, sistema onde o veículo se autentica e inicia o processo de carregamento quando o cabo é ligado a uma estação de carregamento - e ainda com o Electric Vehicle Route Planner..Em viagens mais longas, o Electric Vehicle Route Planner calcula as paragens necessárias para carregamento, para que o destino possa ser alcançado o mais rapidamente possível - utilizando informações de tráfego atuais, além, claro está, do nível de carga da bateria, para gerir a ansiedade..Os preços do VW ID.3 começam nos 42 460 euros da versão Pro 58kWh 204cv e vão até aos 48 415 euros da variante Pro S 77kWh 204cv. Já a mais elitista das propostas, GTX, obrigará a um esforço financeiro (ainda estimado) na ordem dos 52 930 euros..jorge.flores@ext.globalmediagroup.pt