O Governo português recebeu hoje a garantia da Volkswagen de que até 7 de outubro o grupo vai ter um plano detalhado para a correção das emissões fraudulentas, onde não há referências ao impacto na produção da Autoeuropa..O ministro da Economia, Pires de Lima, revelou hoje ter recebido uma carta do novo presidente do grupo Volkswagen com a garantia de "um plano detalhado para a correção de todas estas ilegalidades até 7 de outubro e que assumirá obviamente os custos de toda esta fraude"..Em declarações aos jornalistas, o governante sublinhou a necessidade de "separar águas", entre a Volkswagen Autoeuropa e o grupo Volkswagen, realçando que, "mesmo que eventualmente no passado tenham sido produzidos veículos com motores com este 'software' fraudulento [em Portugal], não é responsabilidade da gestão da Autoeuropa"..No final da primeira reunião do grupo de trabalho criado pelo Governo para assegurar a monitorização das ações decorrentes da fraude da VW, Pires de Lima revelou preocupação com o impacto que o "rombo" na reputação do grupo alemão possa ter na produção da fábrica em Portugal.."Não temos garantias nenhumas, porque este é um rombo sério que a marca VW tem em termos da sua reputação, mas o investimento [na Autoeuropa] continua em execução", afirmou, realçando a importância de "proteger um grande investidor em Portugal, responsável por milhares de postos de trabalho diretos e indiretos, e que tem sido um modelo de gestão que merece ser valorizado e respeitado em Portugal"..Aos jornalistas, o governante disse não ter "nenhuma notícia de alteração de posições", mas, reconheceu, "as fábricas existem para vender automóveis e para isso é preciso ter clientes". Neste sentido, o ministro da Economia realçou que "as ações dos políticos responsáveis e com bom senso devem ser parcas do ponto de vista do espetáculo"..A data de 7 de outubro foi definida pelo Governo alemão como prazo para o grupo Volkswagen garantir que todos os carros a gasóleo cumprem as normas nacionais de emissões sem usar a tecnologia que manipulou os resultados dos testes de emissões..O grupo de trabalho, que articula o Ministério da Economia, do Ambiente e também das Finanças, vai focar-se em três grandes áreas - proteger os donos das viaturas, salvaguardar o ambiente e avaliar o eventual incumprimento fiscal, adiantou o ministro. "Queremos garantir que os donos das viaturas [com motores com emissões fraudulentas] possam ver os seus direitos totalmente protegidos, porque não lhes compete pagar os custos de uma fraude que lhes é alheia", explicou..Depois, há ainda "responsabilidades ambientais de que o Estado português se quer ver ressarcido e poderá haver ou não elementos de incumprimento ou fraude fiscal", temas que vão voltar a ser avaliados nas reuniões agendadas para as próximas duas semanas..O objetivo é ainda na primeira quinzena de outubro, em coordenação com as entidades europeias, ter um plano de ação para fazer face a esta fraude para que possa ser apreciado pelo Governo, acrescentou..A Volkswagen provocou na semana passada a indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo estão equipados com os chamados dispositivos de descativação que ativam controlos de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.