Vítimas de Jimmy Savile exigem ser indemnizadas

Cinquenta das cerca de 200 vítimas de abusos sexuais por parte da estrela televisiva Jimmy Savile vão pedir uma indemnização aos herdeiros e instituições ligadas ao apresentador, nomeadamente à BBC, onde trabalhava.
Publicado a
Atualizado a

Jimmy Savile não pode "compensar" as vítimas uma vez que morreu em 2011, tendo na altura 84 anos. Por isso, e segundo a dvogado dos lesados, Liz Dux, "esta é a única forma de fazer alguma justuiça".

Herdeiros, BBC e diversos hospitais públicos onde foram praticados alguns dos crimes durante mais de 50 anos, são os visados nesta restituição monetária. Os inquéritos em torno deste processo estão a decorrer e estas 50 vítimas aguardam os resultado das investigações antes de dar início ao processo formal, informou Liz Dux.

Jimmy Savile, a excêntrica estrela televisiva entre 1970 e 1980, praticou os crimes nas instalações da BBC, em escolas, em 13 hospitais, encluindo instituições psiquiátricas, e no centro onde acabou por falecer. Isto de acordo com o relatório publicado na quinta-feira pelas autoridades escocesas.

A vítima mais nova de que há conhecimento será um menino que à data dos acontecimento tinha oito anos, no entanto, 80% dos violentados eram raparigas, entre os 13 os 16 anos.

Os crimes cometidos por Jimmy Savile, que chegou a ser condecorado pela rainha por ações de caridade, foram reveladas em outubro de 2012 pelo canal britânico privado ITV.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt