Vinhos de edição especial em quantidades limitadas

Dolium renova estratégia de oferecer ao consumidor vinhos capazes de marcar pela diferença. Reserva 2007 Tinto e Escolha 2009 Branco são as novas apostas de Paulo Laureano.
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A estratégia da marca Dolium do conceituado enólogo Paulo Laureano renovou uma aposta que a tem caracterizado desde que surgiu no final do século passado até hoje: a criação de edições limitadas. Neste caso, o Dolium Reserva 2007 Tinto e o Dolium Escolha 2009 Branco.

Reservado a seis mil garrafas, o primeiro resulta de um lote de trincadeira e Alicante Bouschet, com uma pequeníssima percentagem de Aragonez. As mentas do Alicante cruzam-se com as especiarias e frutas silvestres da Trincadeira, tudo complementado com notas de chocolate e tabaco fresco. As notas minerais, mostram a influência do terroir da Vinea Julieta.

Já o Dolium Escolha Branco 2009 resulta de uma mescla entre uma suave tosta da madeira e as notas de fruta tropical madura e casca de tangerina. A edição é de 3300 garrafas. Paulo Laureano prometeu para os dois um relançamento "assim que for possível".

A apresentação dos dois vinhos decorreu no Eleven onde os consumidores o poderão encontrar. A refeição preparada pelos conhecidos chefs Joaquim Koerper e Vítor Sobral reflectiu alguns dos preceitos que Paulo Laureano defende para acompanhar as suas produções: por um lado a cozinha internacional de referência e, por outro, a gastronomia nacional exigente. Por entre aromas e sabores - que podem ser também sugestões para acompanhar os dois vinhos - a viagem arrancou com um carpaccio de vieiras, seguido de um novilho no forno com ravioli de abóbora e caldo de assado; seguiu-se queijo de ovelha curado com geleia de marmelo e farofa de pinhões; para terminar macarron de chocolate com gelado de banana e mignardises. Além do restaurante lisboeta (que na semana passada perdeu a sua estrela Michelin), pode encontrar-se ambos os vinhos no Restaurante Tasca da Esquina, em Campo de Ourique, propriedade do já referido Vítor Sobral.

"Decidimos reposicionar a marca com a criação de um ícone, um vinho diferente, num mercado onde a diferença é cada vez mais relevante. Estes vinhos reflectem o Alentejo com carácter, com personalidade, elegância e longevidade", destacou Paulo Laureano.

Para além do mercado português, Angola e Brasil são os países prioritários para exportação.

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