Rui Parente, fundador e CEO da Quinta Dona Sancha, posiciona os seus vinhos na gama de alta qualidade. Nos últimos tempos tem trabalhado com chefs de renome e está a preparar surpresas para um hotel no Dão. E, claro, a internacionalização está nos planos dos vinhos que produz na sua quinta de 47 hectares..Têm vários vinhos sob a marca Quinta Dona Sancha. Qual o perfil de consumidor que querem "conquistar"? Quinta Dona Sancha é um projeto do Dão que iniciou a sua atividade em 2018, fazendo a primeira safra em 2019. A gama Dona Sancha inclui vinhos base provenientes das nossas vinhas, com blends feitos das castas representativas na propriedade, sendo que estamos a plantar novas castas no sentido de criar área para castas autóctones da região do Dão. O perfil de consumidor que o projeto tem em vista é um consumidor exigente, apreciador da elegância e frescura característica dos vinhos do Dão, estes num patamar de vinhos de alta qualidade para consumo imediato ou numa vertente que caracteriza esta região que é a sua longevidade e consequente guarda..Conseguem explicar o perfil dos vossos vinhos? Os nossos vinhos têm um perfil que espelha o caráter da região, elegância, frescura, uma acidez equilibrada que lhes confere uma evolução positiva ao longo da sua longevidade. São perfeitos na ligação com a gastronomia e agradáveis ao paladar quando bebidos isoladamente, a qualquer momento do dia..Qual a estratégia para os vossos vinhos. Grandes superfícies ou apenas garrafeiras? E nos restaurantes? A estratégia transversal a todo o portefólio do projeto Quinta Dona Sancha passa por restaurantes, casas especializadas com serviço de vinhos e garrafeiras num segmento de mercado diferenciado..Têm trabalhado com chefs, se sim, quais? Sim, já trabalhamos com alguns chefs no âmbito da harmonização de pratos com os nossos vinhos, a título de exemplo, em Lisboa com o chef Joachim Koerper e no Porto com o chef Arnaldo Azevedo. Estamos a desenvolver parcerias para que em conjunto e em breve apresentemos novidades, o projeto tem três meses no mercado e está tudo ainda numa fase embrionária de processos..Têm planos para Enoturismo? Sim, vários! Temos o hotel em construção que será a unidade principal para o desenvolvimento de outros alojamentos espalhados pela propriedade. Teremos ainda uma oferta diversificada de experiências no sentido de potencializar os recursos naturais que a região e Silgueiros em particular tem para oferecer e uma surpresa que talvez seja a primeira experiência no mundo ligada a este setor do vinho!.E outras marcas? Estão a pensar apostar noutras marcas - que não a Quinta Dona Sancha - e noutros segmentos de mercado? Para já, o que está delineado para o futuro, é lançar novas referências dentro da Quinta Dona Sancha que acrescentem valor e espelhem o que de melhor se produz no Dão, fruto de um terroir único! Outros mercados que possamos explorar serão mercados que primem pela excelência, temos inseridos no projeto profissionais e matéria-prima para assim o ambicionarmos e concretizarmos..A nível de internacionalização: o que estão a pensar fazer com os vinhos Dona Sancha? Para já o objetivo passa pela afirmação e reconhecimento interno, dentro do nosso país, para que não só o projeto Quinta Dona Sancha como também estas regiões de excelência tenham projeção para dar o passo seguinte: a internacionalização..filipe.gil@dn.pt