Vila do Conde cria "inédito" festival para juventude
"Vamos realizar pela primeira vez uma experiência muito apelativa e com um diversificado leque de atividades, para os jovens do concelho, mas também para outros que nos visitem", afirmou Elisa Ferraz.
O evento, apelidado "Vila do Conde Fest - Festival da Juventude", está agendado para 6 a 15 de julho, e vai ter a maior parte da sua ação centrada junto ao Parque de Jogos, no coração da cidade.
"Era uma lacuna na programação de verão do município, numa atividade com dimensão e diversidade dirigida, essencialmente, à juventude", referiu a presidente da Câmara.
Elisa Ferraz destacou "a diversidade de um programa feito em parceria com as associações e empresas vila-condenses", considerando que foi conseguido um evento "que irá despertar curiosidade de todos os públicos".
Na vertente desportiva, a programação deste "Vila do Conde Fest" contempla torneios de futebol e voleibol de praia, mas também aulas e demonstrações de modalidades ligadas ao rio e mar, como canoagem e surf, que podem ser praticados pelos interessados, além de iniciativas vocacionadas para o exercício físico.
Está também prevista a montagem de uma pista de karting e, ainda em estudo, uma quadra para a prática de paddle ténis.
O evento contempla uma forte componente cultural, em que, além de diversos concertos com bandas de Vila do Conde, mas também artistas de relevo nacional como Jimmy P ou Dengaz, haverá palestras, concursos de ideias para Vila do Conde e ainda uma competição de fotografia.
Estão também previstas demonstrações de artes performativas, teatro e cinema, numa programação global que pode ser acompanhada no 'site' do evento na internet e nas redes sociais, que contará com atualizações diárias.
Em paralelo com o festival acontecerá, também em Vila do Conde, a cimeira norte das federações de juventude, que reunirá elemento de vários movimentos associativos juvenis.
A presidente da Câmara de Vila do Conde considerou que, "com tanta diversidade de atividades, o público-alvo deste festival vai dos 6 aos 85 anos", e garantiu que "este é um projeto para ter continuidade".
"Ainda este ano, vamos voltar a ativar o Conselho Municipal da Juventude, que não funcionava há décadas, e atribuir-lhe competências. Isto para que, quando voltarmos a fazer um evento destes, tenhamos um organismo que possa dar o seu contributo", apontou Elisa Ferraz.