Vietnamitas que viveram 40 anos na selva querem voltar

Os dois homens, pai e filho, que viveram totalmente isolados na selva no centro do Vietname durante mais de quatro décadas não estão a conseguir adaptar-se à civilização e já pediram às autoridades para regressarem à floresta.
Publicado a
Atualizado a

Os dois homens foram resgatados pelas autoridades vietnamitas na passada quarta-feira.

Ho Van Thanh, de 82 anos, e o seu filho, Ho Van Lang, de 43 anos, viviam na selva desde 1971, ano em que a sua casa foi bombardeada durante a Guerra do Vietname (1959 -1975). No bombardeamento, Ho Van Thanh perdeu a mulher e outros dois filhos.

O paradeiro dos dois homens era conhecido desde 1983. Na altura, um outro filho, que tinha sobrevivido ao bombardeamento, conseguiu localizá-los com a ajuda de familiares. Durante vários anos, a família tentou convencer os dois homens, mas eles sempre recusaram regressar à civilização.

Na altura do resgate, o ancião, que apresentava sinais de subnutrição, estava demasiado fraco e não resistiu às equipas de resgate que percorreram cerca de 40 quilómetros no interior da selva na província de Quang Ngai (centro) até chegar ao local onde viviam os dois homens.

Atualmente, Ho Van Thanh, um veterano do exército norte-vietnamita, recusa-se a falar com as autoridades, a não ser para exigir o seu regresso à selva, segundo relatou o diário local Thanh Nien (Juventude, em português).

O ancião, que não fala o idioma nacional vietnamita, quer voltar para a cabana de madeira, onde vivia com o filho, para cuidar de uma pequena horta, onde cultivava mandioca, cana-de-açúcar e tabaco.

Ho Van Thanh, que viveu os seus primeiros 40 anos de vida na civilização a trabalhar como ferreiro, ficou traumatizado com os bombardeamentos durante a guerra e não consegue adaptar-se à vida em sociedade, indicou a comunicação social local.

A adaptação do filho, que vivia na selva desde os dois anos, também está a ser difícil.

A viver em casa de familiares, Ho Van Lang passa os dias sentado e a fumar, de acordo com a imprensa local, que acrescentou que o homem não consegue dormir.

"Sinto falta da selva. Não quero ficar aqui. Não percebo porque nos trouxeram", afirmou o homem a um primo, noticiou o jornal online VnExpress.

Segundo o mesmo familiar, Ho Van Lang tentou fugir na passada sexta-feira, mas foi impedido por habitantes da aldeia onde está a viver.

As autoridades vietnamitas pretendem construir uma casa, com uma pequena horta, para os dois homens e já anunciaram que vão atribuir uma pensão a Ho Van Thanh por ser um veterano de guerra.

Os dois homens transformaram-se num fenómeno mediático no Vietname e as imagens do seu processo de adaptação à civilização são um sucesso nas redes sociais.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt