Vídeo. Presidente da Apple aposta em chuveiro inovador
A startup Nebia inventou um chuveiro com o mesmo nome que poupa água e energia, e promete uma experiência "superior" em relação ao banho tradicional.
Segundo explicam os criadores, a invenção pulveriza a água em milhões de gotas minúsculas que cobrem até dez vezes mais de superfície, permite poupar 70% de água e é 13 vezes mais eficaz no seu aquecimento quando comparada a outros chuveiros do mercado. Razões que levaram o CEO da Apple, Tim Cook, em parceria com o presiednte-executivo da Google, Eric Schmidt, a investir na invenção, para além do seu design.
[youtube:19xEx23vZtE]
"Com o Nebia, entra mais água em contacto com o teu corpo", acresecenta a startup.
Enquanto os sistemas "normais" esguicham água diretamente, o Nebia cria pequenas gotas dispersas em padrões precisos, também utilizadas na injeção de combustível e na rega agrícola, cuja função é aquecer e enxaguar diferentes zonas do corpo, ao mesmo tempo que possibilita um maior volume de ar, rodeando-o e aquecendo-o mais rapidamente através de gotas intermédias temperadas. Assim, a poupança também acontece no consumo energético.
Os consumidores podem também optar por um modo de esguicho de água de maior velocidade, que provoca gotas maiores e proporciona uma sensação de pressão mais tradicional, mas sempre sem o excesso de consumo de água de um duche normal.
A equipa, que desenvolve o sistema há cerca de cinco anos, utilizou ainda um software de mecânica dos fluidos computacional, o mesmo que se utiliza para estudar os motores de reação e para modelar o comportamento da água e das suas propriedades térmicas.
Em poucas semanas, a startup de Sillicon Valley arrecadou cerca de 2.500.000 de euros (2.752.196 dólares) de financiamento através da plataforma Kickstarter, o maior site de financiamento coletivo do mundo.