Vídeo mostra polícia a disparar kalashnikov em Kiev

(Com vídeo) Imagens divulgadas hoje pelos media ucranianos mostram vários homens, aparentemente membros das forças de segurança, surgindo um deles a disparar uma espingarda Kalashnikov num local não identificado, em Kiev, noticia a AFP.
Publicado a
Atualizado a

Os manifestantes acusam as forças de segurança de terem aberto fogo com balas reais esta quinta-feira de manhã, fazendo mai9s de 60 mortos. Os jornalistas da AFP contaram 25 corpos.

As imagens divulgadas pela Radio Svoboda (congénere ucraniana da Radio Free Europe/Radio Liberty), disponibilizadas através do Youtube, mostram uma dezena de homens vestidos de uniforme preto, com uma braçadeira amarela. Dois deles têm as letras Brekout, em alfabeto ucraniano, visíveis no seu uniforme.

Os Berkout são uma unidade especial antimotim da polícia ucraniana. Um membro da mesma unidade está deitado no chão, a olhar pela mira da sua arma de atirador de elite. Não é claro se chega ou não a disparar.

Estes homens colocaram-se em posição atrás de sacos de areia empilhados uns em cima dos outros, como fazem também os manifestantes em Kiev para montar uma barricada.

Um deles tem uma Kalashnikov e dispara duas vezes, enquanto se ouvem outros disparos. O atirador não parece estar em perigo.

O ministro do Interior reconheceu que os polícias tinham usado as suas armas de fogo, mas "em legítima defesa".

As imagens não permitem perceber sobre quem disparam os homens armados, nem onde foram filmadas, mas a Radio Svoboda indica que foram captadas na rua Instituska, num momento de retirada das forças de segurança face à carga dos manifestantes.

Estes, equipados com capacetes, protegidos por escudos, escalaram as barricadas antes de lançar um assalto contra as forças de segurança, as quais recuaram para se protegerem.

A Radio Free Europe, sublinha a AFP, é um grupo de comunicação privado financiado pelo Congresso dos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt