Veterano de guerra quer devolver bandeira funerária a família de militar

Bandeira encontrada muito suja e em mau estado de conservação durante obras de limpeza de uma casa no estado norte-americano do Idaho.
Publicado a
Atualizado a

David Slawson Sr procura há semanas, sem sucesso, os familiares de um soldado morto em combate para lhes entregar a bandeira dos EUA que cobriu o caixão.

A descoberta, tratada pelo veterano de guerra como um verdadeiro tesouro, ocorreu quando estava a limpar uma casa em Nampa, no estado do Idaho. Como essa bandeira nacional tinha inscrito o nome do soldado morto, Argo Buchanan, David Slawson Jr tem tentado encontrar algum familiar através das redes sociais e de amigos, noticiou a estação televisiva Kivitv.

Enquanto testemunho do sacrifício da vida de um militar pelo seu país, Slawson garante que vai guardar essa bandeira fúnebre: "É nossa firme intenção ter esta bandeira, que consideramos muito especial e sagrada, para a devolver à família a que pertence por direito", disse Slawson.

"O pai ou avô ou quem quer que fosse, cujo caixão foi envolvido nesta bandeira, perdeu a vida para servir o seu país, o país que ele amava e isso é algo especial", explica David Slawson.

Pai de um militar que esteve 17 anos nas fileiras, o veterano de guerra lembra-se dos sobressaltos vividos durante a primeira missão do filho no exterior: "De cada vez que um carro passava na estrada e não conhecíamos, tremíamos até ao tutano. Foi muito especial voltar a vê-lo de regresso a casa, quando muitos dos amigos não regressaram."

Em Portugal, a bandeira que cobre os féretros dos militares mortos é entregue à família no final da cerimónia fúnebre e sem inscrição do nome.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt