Vendidas 20 mil embalagens de antidepressivos por dia

Os portugueses bateram um recorde em 2012 no que diz respeito à venda de medicamentos antidepressivos. O aumento de depressões pode não ser a única explicação, mas todos os dias há casos ligados à crise.
Publicado a
Atualizado a

Em 2012 os portugueses compraram em media 20 500 embalagens de antidepressivos por dia, um número inédito desde que há registos. Os dados foram fornecidos ao jornal "i" pela consultora IMS Health e revelam que as vendas destes medicamentos aumentaram 7,6% ao longo do ano passado, resultando num total de 7,5 milhões de embalagens. Por dia são mais de 1469 que em 2011, ano em que os portugueses consumiram 6,9 milhões de embalagens.

A literatura científica aponta para uma forte relação entre os períodos de crise e subida do desemprego e o aumento dos casos de depressão. Confrontada com esta subida, Luísa Figueira, presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e médica do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, reconhece que a crise, podendo não explicar todo o consumo de antidepressivos, começa a ser mais invocada nos diagnósticos.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt