Venceu eleições mas quer vê-las anuladas
Borissov justificou a decisão "devido a uma violação brutal da lei durante o dia de reflexão na véspera das eleições, sábado, onde é proibido qualquer ato de campanha.
"Pela primeira vez na história, um partido que venceu as eleições vai solicitar a sua anulação junto do Tribunal Constitucional", declarou Borissov durante uma conferência de imprensa, e na primeira reação aos resultados das legislativas antecipadas de domingo.
"Considero que a melhor solução são novas eleições", acrescentou o antigo primeiro-ministro, cuja demissão do governo em fevereiro, na sequência de uma revolta popular contra o aumento dos preços da eletricidade, a pobreza e a corrupção, implicou a convocação de eleições antecipadas no país mais pobre da União Europeia (UE).
No dia 11 de maio, véspera do escrutínio, a procuradoria-geral de Sófia confiscou 350 mil boletins de votos ilegais numa gráfica privada que tinha imprimido os boletins para as eleições. Os partidos da oposição acusaram o Gerb de fraude eleitoral, pelo facto de a empresa pertencer a um conselheiro municipal do partido.
Apesar destes incidentes, os observadores internacionais consideraram "legítimos" os resultados eleitorais.
Borissov também declarou que caso o Tribunal Constitucional decida não anular a votação, vai propor um governo minoritário, "apesar de saber que não vai passar no Parlamento".
A formação conservadora Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária (Gerb) obteve 97 dos 240 mandatos do novo Parlamento, seguido pelo Partido Socialista (PSB, ex-Partido Comunista), com 84 lugares, o partido da minoria muçulmana turca (MDL), com 36 deputados e os ultranacionalistas do Ataka, com 23 representantes. Estes três partidos já anunciaram a sua recusa em apoiar um governo dirigido pelo Gerb.
O PSB propõe em alternativa a formação de um governo de peritos e liderado pelo economista sem filiação partidária Plamen Orecharski. Uma solução que também poderia contar com o apoio parlamentar do MDL e do Ataka, apesar das persistentes tensões entre estas duas últimas formações.