Vêm aí as novas invenções de Steve Jobs

Publicado a
Atualizado a

Será um telefone? Será uma televisão ou um computador? Ou a mistura dos dois? Será um novo iPod? Ou nada disto? São elevadas as expectativas para a intervenção, amanhã, na MacWorld Conference em São Francisco, do presidente e co- -fundador da Apple, Steve Jobs. Espera-se que apresente um novo produto, que poderia ser aquilo que "os rumores e especulações" na blogosfera já rotulam de iPhone, ou telefone inteligente, um aparelho com capacidade para gravar, enviar e reproduzir arquivos digitais de música, gravar e transmitir vídeos e - imagina-se - realizar ainda prosaicos contactos telefónicos.

Mas não é tudo. Jobs pode apresentar mais detalhes sobre um novo aparelho que reúne as características de um computador, televisor e gravador e leitor de múltiplos formatos - o iTV. Algo que Jobs já tentou há mais de 20 anos com a fundação da NeXT, só que o suporte tecnológico é hoje infinitamente superior ao que se podia conceber na década de 80. O custo do aparelho nos EUA rondará os 229 euros e deve começar a ser comercializado ainda em 2007.

Seja como for, as publicações dedicadas às empresas e tecnologias notam que Jobs criou já um ritual nestes certames, apresentando regularmente produtos que, regra geral, conhecem sucesso comercial. E só a expectativa está a gerar projecções de vendas optimistas para um produto de que ninguém conhece as especificações técnicas ou viu sequer o aspecto.

A Apple precisa de um sucesso, mas não por viver um mau momento em termos de produtos ou vendas. Pelo contrário. A situação da empresa levou alguns dos seus executivos a manipularem operações accionistas de forma a obterem um lucro suplementar. As acções da Apple caíram de imediato. Novos produtos devolvê-las-ão ao valor bolsista anterior ao escândalo: 71 euros.ACM

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt