Veja em direto no DN. O universo musical de Gonçalo Moreira no Hot Clube

O pianista de Coimbra é o protagonista de mais uma sessão do ciclo "Histórias de Jazz em Portugal", que se realiza hoje e amanhã, a partir das 21:30.
Publicado a
Atualizado a

Durante duas noites o pianista Gonçalo Moreira vai desvendar o seu universo musical em mais uma sessão do ciclo "Histórias de Jazz em Portugal", que decorre hoje e amanhã no Hot Clube de Portugal, em Lisboa. Iniciadas o ano passado, estas sessões, condensadas num ciclo de 16 concertos e 16 conversas, foram desenvolvidas pelos críticos de divulgadores António Curvelo e Manuel Jorge Veloso, em parceria com o Hot Clube de Portugal (Lisboa) e o Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), para "celebrar e refletir o estado atual do jazz português" a partir dos seus próprios protagonistas, os músicos, a quem é dada carta-branca para apresentar um concerto concebido de raiz. O programa inclui ainda um outro espetáculo focado na obra do músico em questão, a cargo alunos de escolas de jazz, bem como diversas conversas com os organizadores, o convidado e outros instrumentistas. Segundo os organizadores, a diversidade dos artistas escolhidos é "representativa do pluralismo do jazz português".

"É uma iniciativa muito importante, por não ser assim tão frequente e abarcar um conjunto tão grande de músicos", afirma Gonçalo Moreira, que hoje à noite conversa com António Curvelo e Manuel Jorge Veloso sobre o seu percurso artístico, com audição comentada de exemplos musicais que contribuíram para a sua opção pelo jazz.

Após este "diálogo sem guião e aberto a todas as questões", segue-se o primeiro concerto, por um combo de alunos da Escola JBJazz, liderado pelo professor Rodrigo Barriga, que interpretará um reportório composto por música de Gonçalo Moreira, composto pelos temas Alvorada, Blues Derived Form, Praia e Turquesa.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt