Varoufakis está arrependido de produção com a mulher para a Paris Match

O ministro das Finanças grego admitiu estar "arrependido" de ter aceitado participar numa produção fotográfica para a revista francesa.
Publicado a
Atualizado a

"Gostaria que aquela sessão fotográfica nunca tivesse acontecido. Estou arrependido. Não sou fã do estilo daquelas fotografias", afirmou Yanis Varoufakis em declarações a uma televisão grega.

O ministro das Finanças grego foi alvo de fortes críticas depois de surgir nas páginas da revista francesa Paris Match com a mulher na sua casa em Atenas. A ideia, explicou agora Varoufakis, era "dar uma imagem positiva da Grécia". Mas não faltou quem criticasse que o membro de um governo de um país endividado viesse exibir a sua casa de luxo. Mesmo que esta pertença à família da mulher, a artista plástica Danae Stratou.

Na produção em causa, o ministro das Finanças grego e a mulher revelavam o local onde aproveitam todos os (poucos) minutos que têm livres para estarem juntos.

Conheceram-se na escola primária, nos anos 60, mas só em 2005 se voltaram a encontrar. Yanis Varoufakis tinha acabado de se separar da mulher e o apoio de Danae Stratou foi essencial para o ajudar a ultrapassar o facto de esta ter levado a filha de ambos, bebé na altura, para a Austrália.

Numa das imagens, que causaram frenesim nas redes sociais, pode ver-se o casal à mesa antes de Varoufakis voltar para mais um encontro com os seus homólogos europeus em Bruxelas. Noutra fotografia, ambos surgem no terraço do edifício da família Stratou, com o Partenon em fundo. Ou ainda Varoufakis ao piano, uma paixão de infância que só não seguiu porque "tinha mais jeito para a matemática".

Desde que chegou ao governo de Alexis Tsipras, Varoufakis tornou-se numa estrela internacional. Muito graças ao seu visual descontraído - camisa para fora, nem sombra de gravata, blazer de gola levantada e calças de ganga - mas também pelas suas declarações fortes. Um estilo que chocou com o conservadorismo dos encontros difíceis que tem tido com os seus homólogos do Eurogrupo em Bruxelas para encontrar uma solução para a dívida e os problemas de liquidez da Grécia.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt