Varoufakis desafia PS a ir contra regras da Zona Euro

Antigo ministro das Finanças da Grécia deu hoje uma aula na Universidade de Coimbra.
Publicado a
Atualizado a

Numa conferência de imprensa, após ter ministrado a aula inaugural dos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Yanis Varoufakis comentou o atual momento da política nacional, com a formação do novo Governo num impasse - e o PS dividido entre a união à direita (PSD/CDS-PP) ou a formação de um governo de esquerda (com PCP e BE).

"Há um debate dentro do PS sobre se deve haver uma aliança com partidos de esquerda e, pelo que percebi, alguns deputados socialistas aceitam que aconteça, desde que haja um acordo de que o Governo jogue pelas regras da Zona Euro e do Eurogrupo e se mantenha fiel aos compromissos que Portugal tem na União Europeia. Esse é o problema. Os compromissos não se podem cumprir", apontou o ex-ministro das Finanças da Grécia.

[citacao:Se é para salvar o Euro temos de violar as regras, juntos, com acordo. Temos de criar novas regras racionais]

"São regras impossíveis de respeitar, fundamentalmente irracionais. Isso não vai funcionar, amigos do Partido Socialista", sublinhou Varoufakis, insistindo no seu discurso de reforma e democratização da Zona Euro (que já ocupara boa parte da aula). "Se é para salvar o Euro, e espero que seja salvo, temos de violar as regras, juntos, com acordo. Temos de criar novas regras racionais", frisou.

[artigo:4840404]

Antes, ao longo de duas horas (uma de resposta a perguntas do público e outra de monólogo, interrompido por risos e aplausos frequentes da plateia, que encheu o auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra), Varoufakis deixou críticas à "bancocracia" existente na Europa e à falta de transparência nas reuniões do Eurogrupo ("fazíamos discussões com base na ignorância; quando tive a audácia de falar de economia fui olhado como um animal estranho") e insistiu que a austeridade, nos moldes aplicados à Grécia, vai continuar a falhar.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt