Van Rompuy mandatado para negociar com grupos políticos europeus sucessão

O presidente do Conselho Europeu, Van Rompuy, esclareceu hoje que vai iniciar negociações com os líderes dos grupos políticos no Parlamento Europeu, assim que estes estiverem formados, (PE) para a escolha do futuro presidente da Comissão Europeia.
Publicado a
Atualizado a

"Fui mandatado para negociar, em nome do Conselho Europeu, com os grupos políticos, assim que estes forem nomeados, e os seus presidentes eleitos", disse Herman Van Rompuy, em conferência de imprensa, após o jantar informal dos líderes europeus.

Este procedimento, sublinhou, é seguido em linha com o que está previsto no Tratado de Lisboa e o presidente do Conselho adiantou ainda ter tomado nota da carta da atual Conferência de Presidentes do PE.

Os líderes europeus mandataram ainda Van Rompuy para elaborar uma agenda estratégica sobre as propriedades para o futuro da União Europeia que "será debatida em junho".

"Irei apresentar propostas concretas", salientou, na reunião do Conselho Europeu marcada para 26 e 27 de junho -- e que inclui uma cerimónia em Ypres, no âmbito do centenário da Grande Guerra.

"Os eleitores enviaram uma mensagem forte e que esteve no centro das nossas discussões esta noite", disse, sublinhando ter recebido já contributos de seis Estados-membros para a definição das prioridades, esperando a participação dos 28.

Van Rompuy esclareceu ainda que "o processo iniciado hoje irá continuar nas próximas semanas"

Os líderes dos grupos políticos do PE cessante deram hoje luz verde a Jean-Claude Junker para iniciar negociações com vista a conseguir uma maioria em torno da sua candidatura a presidente da Comissão Europeia, cargo que José Manuel Durão Barroso deixa no final de outubro.

Junker foi o candidato ao cargo apresentado a votos pelo Partido Popular Europeu (PPE, que integra o PSD e o CDS/PP), vencedor das eleições europeias.

Segundo as últimas estimativas, o PPE é o vencedor das eleições, com 213 eurodeputados, seguindo-se o Partido Socialista Europeu (que integra o PS), com 191, os liberais do ALDE, (64), e os Verdes (52 eleitos).

IG/ACC/ATF // JPF

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt